Pular para o conteúdo principal

Barú do cerrado: a castanha do momento


Dra. Grazieli Neves- Nutricionista DF


O consumo das oleaginosas na dieta dos brasileiros cresceu bastante pelos benefícios a saúde que elas trazem em minerais, proteínas e antioxidantes. Outra estrela desse time vem tomando conta da escolha de muitas pessoas, a castanha do barú que possui diversos nomes populares, tais como: fruta-de-macaco, castanha-de-burro, cumaru, cumbaru, barujo, castanha-de-ferro, coco-feijão, cumaru-da-folha-grande, cumarurana, cumaru-verdadeiro, cumaru-roxo, cumbary, emburena-brava, meriparajé, e pau-cumaru.

 A castanha do baru também conhecida como amêndoa, representa 5% do rendimento em relação ao fruto inteiro e fica escondida no centro da fruta.  Da castanha também extrai o óleo, mas o grande atrativo mesmo são as castanhas, que tem o gosto semelhante com o do amendoim e é usada com frequência na culinária do cerrado.
Em relação aos benefícios nutricionais, O barú é rico em proteínas, minerais, além dos ácidos graxo oleico (ômega-9) e linoleico (ômega-6) e fibras, além de ser beneficiada pela grande quantidade de proteína (23%), superando a ervilha, grão de bico, feijão e até mesmo as castanhas-de- caju e a castanha- do- pará. Amêndoas e o pistache, por exemplo, tem 21 gramas de proteína.
 A quantidade de lipídeos é de 38%. Outro atrativo é que 200 gramas de castanha de barú seriam suficientes para suprir as necessidades diárias de ferro de crianças e adultos do sexo masculino.
A semente do barú também é considerada como, afrodisíaco do cerrado, devido sua grande quantidade de energia e de zinco, mineral considerado importante para a fertilidade do homem e da mulher.
Mas cuidado, ao consumir a castanha do barú não deve ser consumida in natura, deve torrar antes do consumo, pois pode provocar intoxicação e lesões na pele.

Inclua a castanha do barú no seu “mix de oleaginosas” e no preparo de bolos e pães e nas preparações da sua ceia de Natal!
 Valor calórico em 100g = 502 kcal.

BORGES, E.J. Baru a castanha do cerrado. Brasília, DF. Outubro 2004

Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 29(4): 820-825, out.-dez. 2009
820 Implicações nutricionais e sensoriais da polpa e casca de baru (Dipterix Alata vog.) na elaboração de pães.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Receitas com Amaranto

Por Giuliana Esteves Biscoito de Amaranto Ingredientes 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto 90g de manteiga sem sal 60g de açúcar mascavo 90g de açúcar refinado 1 ovo fresco 1 colher (café) de fermento em pó (químico) 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de leite 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional) Modo de Preparo Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espal