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TABELAS | Tabela de Honorários Nutrição 2009-2010


USN = R$ 37,42
(Unidade de Serviço em Nutrição valor)


Hora Técnica = 1 ½ USN = R$ 56,13
(assessoria/ consultoria e outros)


Piso Nacional de Referência = R$ 1.503,27
para 44 horas semanais


CONSULTA-CONVÊNIOS (planos de saúde) 1 USN R$ 37,42
Consulta em Nutrição Clínica 2 USNs R$ 74,84
Tratamento em Nutrição Clínica Mensal (4 cons. ao Mês) 4 USNs R$ 149,69
Consulta em Nutrição Clínica Domiciliar 3 USNs R$ 112,27
Tratamento em Nutrição Clínica Domiciliar Mensal 6 USNs R$ 224,53
Treinamento em Nutrição e Dietética 3 USNs/hora R$ 112,27/h
Palestras na área de Nutrição 6 USNs/hora R$ 224,53/h
Manual de Boas Práticas/POP'S 45 USNs R$ 1.683.99


Trabalho em Educação Infantil
Creches, escolas, etc.
De 1 a 50 crianças: 1 USN/hora R$ 37,42/hora
De 50 a 100 crianças: 2 USNs/hora R$ 74,84/hora
Acima de 100 crianças: 2,5 USN/hora R$ 93,55/hora


Trabalho em Rotulagem de Alimentos
  • Lote inicial - 10 USNs (R$ 374,22)
  • Demais lotes - cobrar sobre cada, 14% sobre o total do primeiro lote quando dobrar a tiragem do produto e o valor proporcional se o lote for a maior ou a menor que o dobro.
  • OBS.: Em casos de produtos em padarias, confeitarias, e congêneres, considerar o primeiro pedido como primeiro lote.


*Esta Tabela refere-se a valores mínimos que devem ser cobrados, ficando a critério do profissional nutricionista a cobrança de valores acima.

Fonte: http://www.fnn.org.br/piso.php 

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Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG

Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame.
Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta.

Alimentos constipantes indicados na diarréia: Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena, farinha de a…

Dicas Nutricionais para Ganho de Peso em Crianças

O baixo peso apresenta risco de desenvolvimento insatisfatório, o seu crescimento e o processo de aprendizagem podem ficar prejudicados, temporariamente ou definitivamente, vai depender da gravidade e do período em que a criança permanecer com peso baixo. Por isso, é importante buscar alternativas que recuperem o estado nutricional da criança o mais rápido possível:
* Separe a refeição em um prato individual para se ter certeza do quanto à criança está realmente ingerindo; * Esteja presente junto às refeições mesmo que a criança já coma sozinha, você poderá ajudá-la se necessário; * Não apresse a criança, é necessário ter paciência e bom humor; * Alimente a criança tão logo ela demonstre fome. Se a criança esperar muito ela perde o apetite; * Não force a criança a comer, isso aumenta o estresse e diminui ainda mais o apetite. As refeições devem ser tranqüilas e felizes; * Acrescente Azeite de Oliva Extra Virgem nas refeições para aumentar o valor calórico da dieta: para crianças menores de …

Orientações Nutricionais para uma Vida Saudável

1-Mastigue bem os alimentos, comendo devagar para facilitar a digestão e saborear os alimentos;

2-Procure fazer as refeições em lugar tranqüilo, evitando outro tipo de atividade enquanto se alimenta, como por exemplo, assistir TV;

3-Fazer em torno de 5 a 6 refeições diárias, evitando longos períodos de jejum (ficar mais do que 4 horas sem se alimentar);

4-Ingerir em torno de 3 litros de líquidos durante o dia, água, sucos, chás, pois auxilia no funcionamento do intestino, transporte dos nutrientes e excreção das substâncias tóxicas;

5-Evite a ingestão de líquidos durante as refeições, pois dificulta a digestão, absorção e utilização dos nutrientes, o ideal é ingerir líquidos 30 min. antes ou 1 hora depois das grandes refeições (almoço e jantar);

6-Dar preferência para as preparações com menor teor de gorduras evitando assim o consumo de toucinho, bacon, torresmo, banha, margarina, manteiga e maionese. Veja a receita da Maionese de Soja, bem mais saudável!

7-Não reutilize o óleo de fritura, …