Pular para o conteúdo principal

Globo Repórter - 03/07/2009 - receitas com grãos

Confira abaixo receitas que foram ao ar no Programa "Grãos na Alimentação"
Veja como preparar receitas com grãos:



FARINHA OU EXTRATO DE FARINHA DE FEIJÃO-BRANCO



Lave o feijão com água e seque no sol ou sobre papel toalha. Quando estiver bem seco, coloque no liquidificador e bata o máximo possível. Depois, passe o feijão triturado por uma peneira. Se quiser mais fino, devolva ao liquidificador e peneire novamente.



A parte que sobrar na peneira é a sobra ou farelo. Tem as mesmas propriedades da farinha e pode ser usada em qualquer receita, como, por exemplo, em pães, misturada a farinha de trigo.



Em geral, 1 kg de feijão branco rende aproximadamente 200 gramas de farinha.







PÃO COM FARINHA DE FEIJÃO-BRANCO



Ingredientes



10 colheres de farinha de trigo
3 colheres de farelo ou farinha de feijão-branco
6 colheres de água
1 colher de cafezinho de fermento
Uma pitada de sal e uma de açúcar



Modo de preparo



Misturar tudo até formar uma massa lisa. Colocar em uma forma e deixar descansar por 30 minutos. Depois disso, com a massa crescida, faça bolinhas, pincele com óleo de oliva e jogue um pouco de farinha de trigo por cima.



Por último, faça um corte em forma de "x" no centro da bolinha e coloque no forno por mais ou menos 15 minutos. Forno deve ficar a 180ºC, forno médio.







SALADA DE FEIJÃO-BRANCO



Para preparar basta misturar os seguintes ingredientes:



Feijão-branco cozido
Tomate picado
Cebola picada
Pimentão picado
Molho vinagrete de limão
Azeite de oliva
Sal
Pimenta do reino, o chamado citronet





MOLHO CITRONET PARA A SALADA DE FEIJÃO-BRANCO



Para cada três partes de óleo de oliva misture uma parte igual de suco de limão siciliano. Você pode colocar sal e pimenta a gosto. Misture bem e jogue sobre a salada.







LENTILHA AL DENTE



Faça uma pequena trouxinha com papel alumínio ou papel manteiga. Dentro, coloque a lentilha, use a mesma quantidade como se fosse cozinhar na panela. Misture com temperos que você mais goste: cenoura, pimentão, sal ou azeite. Coloque caldo de legumes ou água – bem pouquinho, só para cobrir o alimento.



Feche bem o pacote bem, para criar vapor, e coloque em forno baixo por 45 a 50 minutos. Você pode usar outros grãos em várias misturas, como arroz integral, ervilha ou o que você desejar.







PIPOCA DE AMARANTO



Ingredientes



1 colher de sopa de grão de amaranto integral



Modo de Preparo



Coloque uma colher de sopa de grãos de amaranto em uma frigideira ou panela (sem adicionar óleo à panela). Leve ao fogo baixo até que grande parte dos grãos se torne branca. Esse processo deve durar de 10 a 30 segundos aproximadamente. A pipoca pode ser servida dessa forma ou juntamente com outros ingredientes ou preparações.







PAÇOCA DE AMENDOIM COM FARINHA DE PIPOCA DE AMARANTO



Ingredientes



1 ½ xícara de chá de amendoim torrado
1 ½ xícara de chá de farinha de pipoca de amaranto
1 ½ xícara de chá de açúcar
1 colher de café de sal



Modo de Preparo



Triture a pipoca de amaranto no liquidificador ou em um processador de alimentos até que se forme uma farinha homogênea. Misture aos poucos todos os ingredientes no liquidificador ou processador de alimentos até que tudo esteja triturado e bem fino. Se necessário, desligue o liquidificador e ajude a misturar os ingredientes com uma colher.



Coloque em forminhas de paçoca e aperte bem para ficar bem compacta. Retire da forma e sirva.

Comentários

Luciana Kotaka disse…
Oi amiga, para mim é um prazer vê-la acompanhando meu blog. Trabalho muito com nutricionistas, acho fantástico o trabalho que desenvolvem.
De onde você é? Sempre me pedem indicações.
Um grande abraço
Olá Luciana, prazer em conhecê-la! Vejo que o profissional psiclogo(a) e nutricionista formam uma excelente parceria, principalmente em relação a transtornos alimentares e obesidade. Parabéns pelo blog, contém ótimas informações! Sou de Ipatinga-MG e atualmente atendo em mais 2 cidades próximas: Cel. Fabriciano e Timóteo. E você, é de qual cidade? Abraços e muitos sucessos!
Unknown disse…
em quantas veses nós podemos
consumir essa farinha feita do feijão branco?
Olá Vandinho, poderá consumir 1 col. chá diluída em 1 copo d´água 2 x ao dia, sendo 30min. antes do almoço e do jantar.

Se consumir em maior quantidade poderá ter desconfortos gástricos, como diarréia...

Abraços,
Cely disse…
Olá Kilza, onde posso encontrar este artigo sobre o benéficio da farinha de feijão branco?

Atenciosamente,
Esta postagem completa encontrará em http://g1.globo.com/globoreporter/0,,MUL1215390-16619,00-VEJA+COMO+PREPARAR+RECEITAS+COM+GRAOS.html

Agora sobre artigos científicos provavelmente encontrará no www.scielo.org

Abraços e sucessos!

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Receitas com Amaranto

Por Giuliana Esteves Biscoito de Amaranto Ingredientes 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto 90g de manteiga sem sal 60g de açúcar mascavo 90g de açúcar refinado 1 ovo fresco 1 colher (café) de fermento em pó (químico) 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de leite 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional) Modo de Preparo Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espal

Diferença entre alimentos estragados e contaminados

por  Dra. Evelin Ligabue da Silva – Nutricionista RS Ao contrário do que muitos pensam, há uma considerável diferença entre alimentos estragados e alimentos contaminados. Um alimento estragado contém microorganismos deteriorantes. Esses microorganismos alteram as características do alimento, como a cor, odor, sabor e textura, e por isso são rejeitados pelos consumidores. Por outro lado, o alimento contaminado contém microorganismos patogênicos. Neste caso, os alimentos não apresentam alterações nas suas características, e são consumidos sem que se perceba qualquer problema. Aí está o risco, pois os microorganismos patogênicos causam doenças e são grandes responsáveis pelos surtos alimentares. Os sintomas podem variar, mas incluem náuseas, cansaço, dor de cabeça, dor abdominal, vômitos e diarréia. Vejamos alguns exemplos de microorganismos patogênicos: Salmonella sp - podem ser encontradas em ovos e carnes; Staphilococcus aureus - podem ser encontradas em carnes