Pular para o conteúdo principal

Globo Repórter - 03/07/2009 - receitas com grãos

Confira abaixo receitas que foram ao ar no Programa "Grãos na Alimentação"
Veja como preparar receitas com grãos:



FARINHA OU EXTRATO DE FARINHA DE FEIJÃO-BRANCO



Lave o feijão com água e seque no sol ou sobre papel toalha. Quando estiver bem seco, coloque no liquidificador e bata o máximo possível. Depois, passe o feijão triturado por uma peneira. Se quiser mais fino, devolva ao liquidificador e peneire novamente.



A parte que sobrar na peneira é a sobra ou farelo. Tem as mesmas propriedades da farinha e pode ser usada em qualquer receita, como, por exemplo, em pães, misturada a farinha de trigo.



Em geral, 1 kg de feijão branco rende aproximadamente 200 gramas de farinha.







PÃO COM FARINHA DE FEIJÃO-BRANCO



Ingredientes



10 colheres de farinha de trigo
3 colheres de farelo ou farinha de feijão-branco
6 colheres de água
1 colher de cafezinho de fermento
Uma pitada de sal e uma de açúcar



Modo de preparo



Misturar tudo até formar uma massa lisa. Colocar em uma forma e deixar descansar por 30 minutos. Depois disso, com a massa crescida, faça bolinhas, pincele com óleo de oliva e jogue um pouco de farinha de trigo por cima.



Por último, faça um corte em forma de "x" no centro da bolinha e coloque no forno por mais ou menos 15 minutos. Forno deve ficar a 180ºC, forno médio.







SALADA DE FEIJÃO-BRANCO



Para preparar basta misturar os seguintes ingredientes:



Feijão-branco cozido
Tomate picado
Cebola picada
Pimentão picado
Molho vinagrete de limão
Azeite de oliva
Sal
Pimenta do reino, o chamado citronet





MOLHO CITRONET PARA A SALADA DE FEIJÃO-BRANCO



Para cada três partes de óleo de oliva misture uma parte igual de suco de limão siciliano. Você pode colocar sal e pimenta a gosto. Misture bem e jogue sobre a salada.







LENTILHA AL DENTE



Faça uma pequena trouxinha com papel alumínio ou papel manteiga. Dentro, coloque a lentilha, use a mesma quantidade como se fosse cozinhar na panela. Misture com temperos que você mais goste: cenoura, pimentão, sal ou azeite. Coloque caldo de legumes ou água – bem pouquinho, só para cobrir o alimento.



Feche bem o pacote bem, para criar vapor, e coloque em forno baixo por 45 a 50 minutos. Você pode usar outros grãos em várias misturas, como arroz integral, ervilha ou o que você desejar.







PIPOCA DE AMARANTO



Ingredientes



1 colher de sopa de grão de amaranto integral



Modo de Preparo



Coloque uma colher de sopa de grãos de amaranto em uma frigideira ou panela (sem adicionar óleo à panela). Leve ao fogo baixo até que grande parte dos grãos se torne branca. Esse processo deve durar de 10 a 30 segundos aproximadamente. A pipoca pode ser servida dessa forma ou juntamente com outros ingredientes ou preparações.







PAÇOCA DE AMENDOIM COM FARINHA DE PIPOCA DE AMARANTO



Ingredientes



1 ½ xícara de chá de amendoim torrado
1 ½ xícara de chá de farinha de pipoca de amaranto
1 ½ xícara de chá de açúcar
1 colher de café de sal



Modo de Preparo



Triture a pipoca de amaranto no liquidificador ou em um processador de alimentos até que se forme uma farinha homogênea. Misture aos poucos todos os ingredientes no liquidificador ou processador de alimentos até que tudo esteja triturado e bem fino. Se necessário, desligue o liquidificador e ajude a misturar os ingredientes com uma colher.



Coloque em forminhas de paçoca e aperte bem para ficar bem compacta. Retire da forma e sirva.

Comentários

Luciana Kotaka disse…
Oi amiga, para mim é um prazer vê-la acompanhando meu blog. Trabalho muito com nutricionistas, acho fantástico o trabalho que desenvolvem.
De onde você é? Sempre me pedem indicações.
Um grande abraço
Kilza Miranda disse…
Olá Luciana, prazer em conhecê-la! Vejo que o profissional psiclogo(a) e nutricionista formam uma excelente parceria, principalmente em relação a transtornos alimentares e obesidade. Parabéns pelo blog, contém ótimas informações! Sou de Ipatinga-MG e atualmente atendo em mais 2 cidades próximas: Cel. Fabriciano e Timóteo. E você, é de qual cidade? Abraços e muitos sucessos!
vandinho disse…
em quantas veses nós podemos
consumir essa farinha feita do feijão branco?
Kilza Miranda disse…
Olá Vandinho, poderá consumir 1 col. chá diluída em 1 copo d´água 2 x ao dia, sendo 30min. antes do almoço e do jantar.

Se consumir em maior quantidade poderá ter desconfortos gástricos, como diarréia...

Abraços,
celyanne disse…
Olá Kilza, onde posso encontrar este artigo sobre o benéficio da farinha de feijão branco?

Atenciosamente,
Kilza Miranda disse…
Esta postagem completa encontrará em http://g1.globo.com/globoreporter/0,,MUL1215390-16619,00-VEJA+COMO+PREPARAR+RECEITAS+COM+GRAOS.html

Agora sobre artigos científicos provavelmente encontrará no www.scielo.org

Abraços e sucessos!

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG

Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame.
Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta.

Alimentos constipantes indicados na diarréia: Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena, farinha de a…

Dicas Nutricionais para Ganho de Peso em Crianças

O baixo peso apresenta risco de desenvolvimento insatisfatório, o seu crescimento e o processo de aprendizagem podem ficar prejudicados, temporariamente ou definitivamente, vai depender da gravidade e do período em que a criança permanecer com peso baixo. Por isso, é importante buscar alternativas que recuperem o estado nutricional da criança o mais rápido possível:
* Separe a refeição em um prato individual para se ter certeza do quanto à criança está realmente ingerindo; * Esteja presente junto às refeições mesmo que a criança já coma sozinha, você poderá ajudá-la se necessário; * Não apresse a criança, é necessário ter paciência e bom humor; * Alimente a criança tão logo ela demonstre fome. Se a criança esperar muito ela perde o apetite; * Não force a criança a comer, isso aumenta o estresse e diminui ainda mais o apetite. As refeições devem ser tranqüilas e felizes; * Acrescente Azeite de Oliva Extra Virgem nas refeições para aumentar o valor calórico da dieta: para crianças menores de …

Orientações Nutricionais para uma Vida Saudável

1-Mastigue bem os alimentos, comendo devagar para facilitar a digestão e saborear os alimentos;

2-Procure fazer as refeições em lugar tranqüilo, evitando outro tipo de atividade enquanto se alimenta, como por exemplo, assistir TV;

3-Fazer em torno de 5 a 6 refeições diárias, evitando longos períodos de jejum (ficar mais do que 4 horas sem se alimentar);

4-Ingerir em torno de 3 litros de líquidos durante o dia, água, sucos, chás, pois auxilia no funcionamento do intestino, transporte dos nutrientes e excreção das substâncias tóxicas;

5-Evite a ingestão de líquidos durante as refeições, pois dificulta a digestão, absorção e utilização dos nutrientes, o ideal é ingerir líquidos 30 min. antes ou 1 hora depois das grandes refeições (almoço e jantar);

6-Dar preferência para as preparações com menor teor de gorduras evitando assim o consumo de toucinho, bacon, torresmo, banha, margarina, manteiga e maionese. Veja a receita da Maionese de Soja, bem mais saudável!

7-Não reutilize o óleo de fritura, …