Pular para o conteúdo principal

Intolerância à Lactose - leite é o inimigo nº 1 da dieta

Para algumas pessoas, o leite é o inimigo nº 1 da dieta.



As guloseimas como sorvete, milkshake e queijo estão na lista negra. Em casos mais graves, nem mesmo bolos e tortas que contenham leite na receita podem ser consumidos. Surtos de náuseas, cãibras, sensação de estufamento, gases e diarreia são alguns sintomas provocados pela ingestão, normalmente cerca de 30 minutos após o consumo.



O problema tem origem na deficiência de uma enzima chamada lactase, responsável por quebrar a lactose (o açúcar do leite) no aparelho digestivo. "Estima-se que 10% da população branca apresenta uma deficiência de lactase. Na população negra e asiática, o índice pode ser maior que 30%", diz Elisabete Almeida, diretora do departamento de Educação Médica para Leigos da Associação Paulista de Medicina (APM).



Quando a deficiência de lactase não é tão expressiva, a pessoa pode consumir alguns tipos de laticínios, mas em quantidade controlada.



Para ajudar a lidar com os efeitos desagradáveis da intolerância à lactose, existem opções como o leite tratado, que não contém lactose, e o de soja. Há também suplementos de enzima lactase, disponíveis em drágeas ou tabletes mastigáveis, que devem ser ingeridos junto com os laticínios. Outra opção são as gotas de enzima lactase, que devem ser adicionadas ao leite 24 horas antes do consumo. Porém, mesmo com esses recursos, é preciso controlar a quantidade a dieta.



Quem não segue o tratamento corre o risco de ter deficiência de vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais, perdidos devido à diarréia prolongada. A desnutrição causa um enfraquecimento das defesas do organismo, abrindo campo para o surgimento de várias infecções.



"O início da minha mudança de hábitos alimentares foi bastante difícil, até porque eu tenho uma relação de paixão pela culinária", conta empresária Luciane Baldo de Oliveira, 39 anos, intolerante à lactose. Para ter uma vida saudável sem abrir mão do prazer, ela passou a pesquisar alimentos que poderiam substituir o leite em sua dieta, o que resultou na criação do site http://www.semlactose.com/.



Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/2009/07/13/ult4477u1847.jhtm



Leites sem lactose:


Receita de Leite de Sementes e Grãos: http://www.saudeereceitas.blogspot.com

Comentários

Olá Kilza, gostaria de agradecer o seu apoio ao movimento Espalhe Uma Vida Melhor. É bom poder contar com blogs que se comprometem em oferecer informações sobre saúde para seus leitores.
O seu apoio é mais do que importante.
Obrigada pela participação.
Ajude-nos a divulgar também através de um post sobre o movimento.
O link do seu blog ja está na página do movimento como um grande colaborador.

http://www.bancodesaude.com.br/espalhe-uma-vida-melhor

Um grande abraço.
Estou sempre acompanho o site Banco de Saúde, podemos fazer excelentes parcerias!

Abraços e Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas