27 de setembro - Dia Mundial do Coração


De acordo com a Organização Mundial da Saúde e a Organização Pan-americana da Saúde, ao menos 60% das mortes em todo o mundo poderiam ser evitadas ou adiadas se houvesse um consumo mínimo diário de cinco porções - ou 400 gramas – de legumes, verduras e frutas.

“Uma dieta sem gorduras, rica em fibras, como frutas e vegetais, ajudam, por exemplo, a reduzir a pressão arterial e melhorar os fatores de risco de diversas doenças crônicas e de cardiopatias. Além disso, carnes magras e pequenas porções diárias de arroz com feijão contemplam uma dieta ideal para a saúde cardiovascular”, comenta o dr. Paulo Moreira, presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo Regional Marília.

Com nutrientes bem variados e que se complementam, um prato que contenha pelo menos cinco cores, contidas na pirâmide alimentar, é saudável, rico em vitaminas e forma uma refeição completa. O cálculo da quantidade de calorias diárias necessárias diariamente deve se adequar ao gasto calórico com exercícios, à massa corporal atual e àquela que pretende atingir.

O ácido graxo ômega 3, por exemplo, um tipo de gordura poliinsaturada, pode diminuir o risco de ataque cardíaco, proteger contra batimentos cardíacos irregulares e regular a pressão arterial. Uma das fontes naturais para este ácido graxo é o peixe, óleo de linhaça, óleo de noz, óleo de soja e óleo de canola.

Em pacientes hipertensos, por exemplo, a atenção com o sal deve ser redobrada, assim como os portadores de dislipidemias devem evitar o consumo de gorduras saturadas e trans, responsáveis pela gordura abdominal, que é fator para evolução do diabetes, insuficiência cardíaca, angina e dor no peito.

Fonte:

World Heart Organization. World Heart Day. Disponível em www.who.int/mediacentre/events/annual/world_heart_day/en/index.html. Acessado em 24/09/2009.

Em Forma. Sociedade Brasileira de Cardiologia. Disponível em www.emforma.com.br. Acessado em 24/09/2009.




http://www.nutritotal.com.br


2 comentários:

Memórias de Idomar Taufner disse...

Hoje, 27 de setembro, dia do coração, os conselhos sobre a alimentação ideal para evitar ou postergar doenças cardíacas, que o fator idade não pode ser revertido, são boa lembrança para mim, que sou diabético, hipertenso, sobrevivente de duas revascularização do miocárdio. Embora saiba disso tudo, suas postagens sobre assunto nutricional - coisa básica para a manutenção da saúde, sempre são bem vindas.

27/9/09
Kilza Miranda disse...

Ei Idiomar, seja bem-vindo! A alimentação é a base para uma vida melhor e através de um plano alimentar bem elaborado prevenimos e controlamos diversas doenças. Grande abraço e que Deus continue lhe abençoando!

27/9/09

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO