Pular para o conteúdo principal

27 de setembro - Dia Mundial do Coração


De acordo com a Organização Mundial da Saúde e a Organização Pan-americana da Saúde, ao menos 60% das mortes em todo o mundo poderiam ser evitadas ou adiadas se houvesse um consumo mínimo diário de cinco porções - ou 400 gramas – de legumes, verduras e frutas.

“Uma dieta sem gorduras, rica em fibras, como frutas e vegetais, ajudam, por exemplo, a reduzir a pressão arterial e melhorar os fatores de risco de diversas doenças crônicas e de cardiopatias. Além disso, carnes magras e pequenas porções diárias de arroz com feijão contemplam uma dieta ideal para a saúde cardiovascular”, comenta o dr. Paulo Moreira, presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo Regional Marília.

Com nutrientes bem variados e que se complementam, um prato que contenha pelo menos cinco cores, contidas na pirâmide alimentar, é saudável, rico em vitaminas e forma uma refeição completa. O cálculo da quantidade de calorias diárias necessárias diariamente deve se adequar ao gasto calórico com exercícios, à massa corporal atual e àquela que pretende atingir.

O ácido graxo ômega 3, por exemplo, um tipo de gordura poliinsaturada, pode diminuir o risco de ataque cardíaco, proteger contra batimentos cardíacos irregulares e regular a pressão arterial. Uma das fontes naturais para este ácido graxo é o peixe, óleo de linhaça, óleo de noz, óleo de soja e óleo de canola.

Em pacientes hipertensos, por exemplo, a atenção com o sal deve ser redobrada, assim como os portadores de dislipidemias devem evitar o consumo de gorduras saturadas e trans, responsáveis pela gordura abdominal, que é fator para evolução do diabetes, insuficiência cardíaca, angina e dor no peito.

Fonte:

World Heart Organization. World Heart Day. Disponível em www.who.int/mediacentre/events/annual/world_heart_day/en/index.html. Acessado em 24/09/2009.

Em Forma. Sociedade Brasileira de Cardiologia. Disponível em www.emforma.com.br. Acessado em 24/09/2009.




http://www.nutritotal.com.br


Comentários

ronald mansur disse…
Hoje, 27 de setembro, dia do coração, os conselhos sobre a alimentação ideal para evitar ou postergar doenças cardíacas, que o fator idade não pode ser revertido, são boa lembrança para mim, que sou diabético, hipertenso, sobrevivente de duas revascularização do miocárdio. Embora saiba disso tudo, suas postagens sobre assunto nutricional - coisa básica para a manutenção da saúde, sempre são bem vindas.
K Dicas disse…
Ei Idiomar, seja bem-vindo! A alimentação é a base para uma vida melhor e através de um plano alimentar bem elaborado prevenimos e controlamos diversas doenças. Grande abraço e que Deus continue lhe abençoando!

Postagens mais visitadas deste blog

Receita leve: Salada de Kani com alface, palmito, cottage e croutons

Dra Fernanda Molina Tosi - Nutricionista MS Ingredientes: Alface americana (crua) - 80g ou 1 prato mesa Palmito (conserva) - 400g ou 4 unidades médias Tomate cereja - 60g ou 6 unidades pequenas Kanikama - 180g ou 12 unidades pequenas Maçã verde - 232g ou 2 unidades pequenas Queijo cottage - 57,5g ou 2 colheres de sopa Salsinha (crua) - 16,9g ou 1 colher de sopa Croutons integrais - 62,5g ou 1 xícara de chá Azeitona verde (conserva) - 9,6g ou 4 unidades Limão (suco para temperar) - 10ml ou 1 colher de sopa Azeite de oliva (extravirgem) - 30ml ou 3 colheres de sopa Sal refinado - 6g ou 1 colher de chá Modo de preparo: Desfie o kanikama. Corte as maçãs em cubos, os palmitos em rodelas, os tomates cerejas ao meio e pique as azeitonas. Em uma tigela, misture todos os ingredientes e tempere com o suco de limão e reserve. Arrume as folhas de alface em uma travessa. Por cima, coloque a mistura do palmito e distribua sobre esse queijo cottage. Acrescente a salsinha, sa...

Dicas Nutricionais para Ganho de Peso em Crianças

O baixo peso apresenta risco de desenvolvimento insatisfatório, o seu crescimento e o processo de aprendizagem podem ficar prejudicados, temporariamente ou definitivamente, vai depender da gravidade e do período em que a criança permanecer com peso baixo. Por isso, é importante buscar alternativas que recuperem o estado nutricional da criança o mais rápido possível: * Separe a refeição em um prato individual para se ter certeza do quanto à criança está realmente ingerindo; * Esteja presente junto às refeições mesmo que a criança já coma sozinha, você poderá ajudá-la se necessário; * Não apresse a criança, é necessário ter paciência e bom humor; * Alimente a criança tão logo ela demonstre fome. Se a criança esperar muito ela perde o apetite; * Não force a criança a comer, isso aumenta o estresse e diminui ainda mais o apetite. As refeições devem ser tranqüilas e felizes; * Acrescente Azeite de Oliva Extra Virgem nas refeições para aumentar o valor calórico da dieta:...

Caloria dos Pães