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Dicas de Nutrição - Crianças

- Em relação a guloseimas escolha 1 dia da semana para oferecer, mas com moderação. Procure durante a semana está seguindo um Plano Alimentar mais saudável;



- Ofereça de 5 a 6 refeições diárias, assim evitará as beliscadas fora dos horários;



- Evite oferecer alimento como recompensa. Ex.: coma todo o almoço para ganhar o sorvete. A impressão que se tem é que o sorvete é mais importante que almoçar.


- Evite ameaçar castigos para quem não cumpre o combinado. Ex.: coma a salada para ganhar o presente. Irá aumentar o ódio que a criança sente pelas saladas.



- Evite fazer aviãozinho com a criança, horário da alimentação é hora séria. Muito mimo é sinônimo de manha.

- Ceder ao primeiro não gosto: insista o alimento de formas diferentes;


- Evite substituir refeições. Ex.: não quer almoçar, então tome uma vitamina. Erro comum, se a criança conseguir uma vez, pedirá sempre;



- Evite servir a mesma comida. Ex.: a criança só come biscoito, ela irá enjoar, vai faltar nutrientes, fibras.


- Os pais devem ser exemplos. Não adianta pedir a criança para tomar suco natural e você tomar refrigerante.

Fonte da Figura: http://alimentacaonaeducacaoinfantil.blogspot.com

Feliz Dias das Crianças!

Comentários

Pri em Forma disse…
Amei as dicas,concordopelnamente,procuro cuidar para minha fiklha ter uma relação bem saudável com a comida coisa que eu estou aprendendo depois de "mais velha"... acho que começar desde cedo é bem menos doloroso!

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Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta.

Alimentos constipantes indicados na diarréia: Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena, farinha de a…

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Orientações Nutricionais para uma Vida Saudável

1-Mastigue bem os alimentos, comendo devagar para facilitar a digestão e saborear os alimentos;

2-Procure fazer as refeições em lugar tranqüilo, evitando outro tipo de atividade enquanto se alimenta, como por exemplo, assistir TV;

3-Fazer em torno de 5 a 6 refeições diárias, evitando longos períodos de jejum (ficar mais do que 4 horas sem se alimentar);

4-Ingerir em torno de 3 litros de líquidos durante o dia, água, sucos, chás, pois auxilia no funcionamento do intestino, transporte dos nutrientes e excreção das substâncias tóxicas;

5-Evite a ingestão de líquidos durante as refeições, pois dificulta a digestão, absorção e utilização dos nutrientes, o ideal é ingerir líquidos 30 min. antes ou 1 hora depois das grandes refeições (almoço e jantar);

6-Dar preferência para as preparações com menor teor de gorduras evitando assim o consumo de toucinho, bacon, torresmo, banha, margarina, manteiga e maionese. Veja a receita da Maionese de Soja, bem mais saudável!

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