Pular para o conteúdo principal

Dúvidas | Em quanto tempo as frutas perdem vitamina C?


Pesquisadores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) conseguem dizer com comprovação científica, quanto dura a vitamina C num copo de suco de laranja. A pesquisa foi feita com algumas laranjas, espremidas na hora. Sem a proteção da casca, o suco começa imediatamente a perder vitamina, apenas pelo contato com o ar, luz e temperatura elevada.


Os testes foram feitos por um período de 4 horas. Quem achava que a vitamina C ia embora com rapidez errou.


Em 100 gramas da nossa amostra, o suco de laranja apareceu com 33 miligramas de vitamina C logo depois de espremida a fruta.
Em temperatura ambiente, 2 horas depois, nova medição: a quantidade caiu para 28 miligramas.
4 horas depois, 25 miligramas - uma perda de 24% da vitamina C original. Ou seja, quatro horas depois de espremido o suco, ainda restavam 76% da vitamina.



A resistência aumenta quando se mistura a laranja com acerola, uma fruta com enorme percentual de vitamina C.
Começa em 393 miligramas de vitamina.
2horas depois está em 381
4 horas de espera o suco ficou com 355 miligramas.
Queda que não chega a 10% da concentração inicial de vitamina.



As pesquisadoras garantem: quanto mais ácido for o suco mais tempo dura a vitamina C. Você pode quebrar essa acidez com açúcar, então é importante não exagerar no açúcar.

Se você gosta de fazer misturas, tome cuidado com o leite. Ele pode empobrecer o seu suco.

Na mistura com morango, por exemplo, o leite altera o nível de acidez e altera a quantidade de vitamina C. Em 4 horas, a perda foi de mais de 50%.

Para prolongar a vitamina de qualquer suco, a geladeira é a opção. Mas não basta reduzir a temperatura: é importante que a jarra não seja de vidro - para evitar a entrada de luz - e que fique tampada, com um papel filme - para dificultar o contato com o ar.

É a garantia de um suco saudável por mais tempo!




Matéria e vídeo na íntegra no site Bom Dia Brasil

Figura: imotion


Comentários

Dani disse…
Olá! Vim conhecer seu cantinho e agradecer a visita! Não conhecia seu blog! Parabéns pelas postagens tão intrutivas. Valeu pela dica sobre o suco! Com certeza vou experimentar! Beijinhos!!
Kilza Miranda disse…
Ei Dani obrigada pela visita, obrigada! Abraços!
Kilza,

Que gentileza da sua parte em tirar a minha dúvida. Pra quem vive em eterno regime sempre é bom saber que sabor tem certos alimentos.

Você foi uma querida, menina linda.

Espero não perder contato, viu?

Beijo grande.

Rebeca

-
Kilza Miranda disse…
Ei Rebeca obrigada pela visita, fique à vontade para esclarecer dúvidas! Vamos manter o contato!! Abraços! Bom final de semana!
Graci disse…
ola..

Vi que voce visitou o meu blog e está seguindo..

Muito obrigada pela visitinha..

beijos
Você que foi um amor retornando com carinho.

Beijo imenso, menina linda.

Noite de luz!

Rebeca

-
Néctar da Flor faz a primeira Blogagem Coletiva onde o tema é: Um conto de amor com cheiro de Néctar da Flor. É com muita felicidade que convidamos todos a conhecer um mundo encantado que há dentro de cada um. Conte um conto, seja personagem da sua história e sinta cada palavra escrita na hora que for contar.


As 10 melhores postagens com o tema levarão um layout personalizado ou uma página de scrapbooking digital. O restante das informações já estão incluídas na imagem acima e a inscrição já está aberta.


Basta colocar nessa postagem o seu nome, o nome do blog que irá concorrer e o email.


Faça parte dessa festa... que festa?


Aquela que se fantasia com emoção...


... VEM?


Obs: Quem for participar tem que levar esse selo abaixo e deixar visível para todos verem.


-
Lilian Britto disse…
Olá, tudo bem? Assisti o Bom dia Brasil nesse dia e fiquei surpresa com a descoberta. Sempre foi dito que a vitamina C se dispersa rápido, então o melhor seria tomar o suco imediatamente depois de espremidas as frutas. Fiquei muito surpresa realmente.
Muito obrigada por seu esclarecimento lá no meu blog, eu tenho um certo trauma de sucos verdes, rs.
Beijos, linda semana =*

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG

Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame.
Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta.

Alimentos constipantes indicados na diarréia: Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena, farinha de a…

Dicas Nutricionais para Ganho de Peso em Crianças

O baixo peso apresenta risco de desenvolvimento insatisfatório, o seu crescimento e o processo de aprendizagem podem ficar prejudicados, temporariamente ou definitivamente, vai depender da gravidade e do período em que a criança permanecer com peso baixo. Por isso, é importante buscar alternativas que recuperem o estado nutricional da criança o mais rápido possível:
* Separe a refeição em um prato individual para se ter certeza do quanto à criança está realmente ingerindo; * Esteja presente junto às refeições mesmo que a criança já coma sozinha, você poderá ajudá-la se necessário; * Não apresse a criança, é necessário ter paciência e bom humor; * Alimente a criança tão logo ela demonstre fome. Se a criança esperar muito ela perde o apetite; * Não force a criança a comer, isso aumenta o estresse e diminui ainda mais o apetite. As refeições devem ser tranqüilas e felizes; * Acrescente Azeite de Oliva Extra Virgem nas refeições para aumentar o valor calórico da dieta: para crianças menores de …

Orientações Nutricionais para uma Vida Saudável

1-Mastigue bem os alimentos, comendo devagar para facilitar a digestão e saborear os alimentos;

2-Procure fazer as refeições em lugar tranqüilo, evitando outro tipo de atividade enquanto se alimenta, como por exemplo, assistir TV;

3-Fazer em torno de 5 a 6 refeições diárias, evitando longos períodos de jejum (ficar mais do que 4 horas sem se alimentar);

4-Ingerir em torno de 3 litros de líquidos durante o dia, água, sucos, chás, pois auxilia no funcionamento do intestino, transporte dos nutrientes e excreção das substâncias tóxicas;

5-Evite a ingestão de líquidos durante as refeições, pois dificulta a digestão, absorção e utilização dos nutrientes, o ideal é ingerir líquidos 30 min. antes ou 1 hora depois das grandes refeições (almoço e jantar);

6-Dar preferência para as preparações com menor teor de gorduras evitando assim o consumo de toucinho, bacon, torresmo, banha, margarina, manteiga e maionese. Veja a receita da Maionese de Soja, bem mais saudável!

7-Não reutilize o óleo de fritura, …