Pular para o conteúdo principal

Dúvidas | Em quanto tempo as frutas perdem vitamina C?


Pesquisadores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) conseguem dizer com comprovação científica, quanto dura a vitamina C num copo de suco de laranja. A pesquisa foi feita com algumas laranjas, espremidas na hora. Sem a proteção da casca, o suco começa imediatamente a perder vitamina, apenas pelo contato com o ar, luz e temperatura elevada.


Os testes foram feitos por um período de 4 horas. Quem achava que a vitamina C ia embora com rapidez errou.


Em 100 gramas da nossa amostra, o suco de laranja apareceu com 33 miligramas de vitamina C logo depois de espremida a fruta.
Em temperatura ambiente, 2 horas depois, nova medição: a quantidade caiu para 28 miligramas.
4 horas depois, 25 miligramas - uma perda de 24% da vitamina C original. Ou seja, quatro horas depois de espremido o suco, ainda restavam 76% da vitamina.



A resistência aumenta quando se mistura a laranja com acerola, uma fruta com enorme percentual de vitamina C.
Começa em 393 miligramas de vitamina.
2horas depois está em 381
4 horas de espera o suco ficou com 355 miligramas.
Queda que não chega a 10% da concentração inicial de vitamina.



As pesquisadoras garantem: quanto mais ácido for o suco mais tempo dura a vitamina C. Você pode quebrar essa acidez com açúcar, então é importante não exagerar no açúcar.

Se você gosta de fazer misturas, tome cuidado com o leite. Ele pode empobrecer o seu suco.

Na mistura com morango, por exemplo, o leite altera o nível de acidez e altera a quantidade de vitamina C. Em 4 horas, a perda foi de mais de 50%.

Para prolongar a vitamina de qualquer suco, a geladeira é a opção. Mas não basta reduzir a temperatura: é importante que a jarra não seja de vidro - para evitar a entrada de luz - e que fique tampada, com um papel filme - para dificultar o contato com o ar.

É a garantia de um suco saudável por mais tempo!




Matéria e vídeo na íntegra no site Bom Dia Brasil

Figura: imotion


Comentários

Dani disse…
Olá! Vim conhecer seu cantinho e agradecer a visita! Não conhecia seu blog! Parabéns pelas postagens tão intrutivas. Valeu pela dica sobre o suco! Com certeza vou experimentar! Beijinhos!!
Ei Dani obrigada pela visita, obrigada! Abraços!
~*Rebeca*~ disse…
Kilza,

Que gentileza da sua parte em tirar a minha dúvida. Pra quem vive em eterno regime sempre é bom saber que sabor tem certos alimentos.

Você foi uma querida, menina linda.

Espero não perder contato, viu?

Beijo grande.

Rebeca

-
Ei Rebeca obrigada pela visita, fique à vontade para esclarecer dúvidas! Vamos manter o contato!! Abraços! Bom final de semana!
Graci disse…
ola..

Vi que voce visitou o meu blog e está seguindo..

Muito obrigada pela visitinha..

beijos
~*Rebeca*~ disse…
Você que foi um amor retornando com carinho.

Beijo imenso, menina linda.

Noite de luz!

Rebeca

-
Lilian Britto disse…
Olá, tudo bem? Assisti o Bom dia Brasil nesse dia e fiquei surpresa com a descoberta. Sempre foi dito que a vitamina C se dispersa rápido, então o melhor seria tomar o suco imediatamente depois de espremidas as frutas. Fiquei muito surpresa realmente.
Muito obrigada por seu esclarecimento lá no meu blog, eu tenho um certo trauma de sucos verdes, rs.
Beijos, linda semana =*

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas