Pular para o conteúdo principal

Dúvidas | Em quanto tempo as frutas perdem vitamina C?


Pesquisadores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) conseguem dizer com comprovação científica, quanto dura a vitamina C num copo de suco de laranja. A pesquisa foi feita com algumas laranjas, espremidas na hora. Sem a proteção da casca, o suco começa imediatamente a perder vitamina, apenas pelo contato com o ar, luz e temperatura elevada.


Os testes foram feitos por um período de 4 horas. Quem achava que a vitamina C ia embora com rapidez errou.


Em 100 gramas da nossa amostra, o suco de laranja apareceu com 33 miligramas de vitamina C logo depois de espremida a fruta.
Em temperatura ambiente, 2 horas depois, nova medição: a quantidade caiu para 28 miligramas.
4 horas depois, 25 miligramas - uma perda de 24% da vitamina C original. Ou seja, quatro horas depois de espremido o suco, ainda restavam 76% da vitamina.



A resistência aumenta quando se mistura a laranja com acerola, uma fruta com enorme percentual de vitamina C.
Começa em 393 miligramas de vitamina.
2horas depois está em 381
4 horas de espera o suco ficou com 355 miligramas.
Queda que não chega a 10% da concentração inicial de vitamina.



As pesquisadoras garantem: quanto mais ácido for o suco mais tempo dura a vitamina C. Você pode quebrar essa acidez com açúcar, então é importante não exagerar no açúcar.

Se você gosta de fazer misturas, tome cuidado com o leite. Ele pode empobrecer o seu suco.

Na mistura com morango, por exemplo, o leite altera o nível de acidez e altera a quantidade de vitamina C. Em 4 horas, a perda foi de mais de 50%.

Para prolongar a vitamina de qualquer suco, a geladeira é a opção. Mas não basta reduzir a temperatura: é importante que a jarra não seja de vidro - para evitar a entrada de luz - e que fique tampada, com um papel filme - para dificultar o contato com o ar.

É a garantia de um suco saudável por mais tempo!




Matéria e vídeo na íntegra no site Bom Dia Brasil

Figura: imotion


Comentários

Dani disse…
Olá! Vim conhecer seu cantinho e agradecer a visita! Não conhecia seu blog! Parabéns pelas postagens tão intrutivas. Valeu pela dica sobre o suco! Com certeza vou experimentar! Beijinhos!!
Ei Dani obrigada pela visita, obrigada! Abraços!
~*Rebeca*~ disse…
Kilza,

Que gentileza da sua parte em tirar a minha dúvida. Pra quem vive em eterno regime sempre é bom saber que sabor tem certos alimentos.

Você foi uma querida, menina linda.

Espero não perder contato, viu?

Beijo grande.

Rebeca

-
Ei Rebeca obrigada pela visita, fique à vontade para esclarecer dúvidas! Vamos manter o contato!! Abraços! Bom final de semana!
Graci disse…
ola..

Vi que voce visitou o meu blog e está seguindo..

Muito obrigada pela visitinha..

beijos
~*Rebeca*~ disse…
Você que foi um amor retornando com carinho.

Beijo imenso, menina linda.

Noite de luz!

Rebeca

-
Lilian Britto disse…
Olá, tudo bem? Assisti o Bom dia Brasil nesse dia e fiquei surpresa com a descoberta. Sempre foi dito que a vitamina C se dispersa rápido, então o melhor seria tomar o suco imediatamente depois de espremidas as frutas. Fiquei muito surpresa realmente.
Muito obrigada por seu esclarecimento lá no meu blog, eu tenho um certo trauma de sucos verdes, rs.
Beijos, linda semana =*

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Receitas com Amaranto

Por Giuliana Esteves Biscoito de Amaranto Ingredientes 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto 90g de manteiga sem sal 60g de açúcar mascavo 90g de açúcar refinado 1 ovo fresco 1 colher (café) de fermento em pó (químico) 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de leite 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional) Modo de Preparo Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espal

Diferença entre alimentos estragados e contaminados

por  Dra. Evelin Ligabue da Silva – Nutricionista RS Ao contrário do que muitos pensam, há uma considerável diferença entre alimentos estragados e alimentos contaminados. Um alimento estragado contém microorganismos deteriorantes. Esses microorganismos alteram as características do alimento, como a cor, odor, sabor e textura, e por isso são rejeitados pelos consumidores. Por outro lado, o alimento contaminado contém microorganismos patogênicos. Neste caso, os alimentos não apresentam alterações nas suas características, e são consumidos sem que se perceba qualquer problema. Aí está o risco, pois os microorganismos patogênicos causam doenças e são grandes responsáveis pelos surtos alimentares. Os sintomas podem variar, mas incluem náuseas, cansaço, dor de cabeça, dor abdominal, vômitos e diarréia. Vejamos alguns exemplos de microorganismos patogênicos: Salmonella sp - podem ser encontradas em ovos e carnes; Staphilococcus aureus - podem ser encontradas em carnes