Benefícios dos Alimentos Orgânicos


imagem: www.pcmag.uol.com.br

Sabe-se que um alimento orgânico é muito mais que um alimento sem agrotóxicos. É o resultado de um sistema de produção agrícola que busca o equilíbrio entre todos os recursos naturais envolvidos, solo, plantas, animais, insetos e os seres humanos. Esta prática da agricultura aplicada em equilíbrio com a natureza é chamada de agroecologia.

E já está comprovado que os alimentos orgânicos têm vantagens significantes para a saúde do consumidor, tendo maior valor nutricional em comparação ao produto convencional. Portanto, a teoria de que os adubos químicos garantem maior valor nutricional não é verdade. 

O valor nutricional dos alimentos orgânicos foi oficializada pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), depois da divulgação de uma pesquisa no Journal of Applied Nutrition (Jornal da Nutrição Aplicada), em 1993.

Foi realizada em Chigaco, EUA, foram analisadas amostras de maçã, batata, pêra, trigo, milho, orgânicos e convencionais. Foi concluído que no que diz a respeito à diferença acentuada de conteúdo de minerais essenciais e na quantidade de mercúrio (muito prejudicial à saúde).

Veja abaixo a tabela com os principais resultados:

MINERAL
% SUPERIOR DO ALIMENTO ORGÂNICO
CÁLCIO
65
FERRO
73
MAGNÉSIO
118
MOLIBDENIO
178
FÓSFORO
91
POTÁSSIO
125
ZINCO
60
MERCURIO
MENOS 29%



0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO