Pular para o conteúdo principal

Molho de Tomate com Proteína Texturizada de Soja (PTS)

O tomate é à base da culinária italiana, alimento funcional (além das funções nutricionais básicas, traz benefícios à saúde). É rico em licopeno, beta-caroteno, vitamina E e vários outros fitonutrientes.


O extrato de tomate tem sido associado como antioxidante (envelhecimento), risco de certos tipos de câncer como o de próstata, diminuição da pressão arterial sistêmica e com o fortalecimento da função imune, sendo que esta última alegação ainda precisa de mais estudos.


Apesar dos benefícios, é preciso verificar a origem e qualidade do fruto em função do uso indiscriminado de agrotóxicos, pois o tomate é uma das culturas mais contaminadas (Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA). É recomendado comprar um produto de origem segura, lavar bem e descascar quando necessário. O ideal seria o consumo de alimentos orgânicos.

Lembrando, a proteína de soja também é um alimento funcional, auxiliando na redução dos níveis de colesterol. Então, mãos à obra!




Receita:

* Colocar 6 a 8 tomates maduros, cortados em 4, numa panela com 1 ½ xícara de água e cebola picada em 4.
* Deixar cozinhar até diminuir o caldo.
* Bater no liquidificador, coar e levar ao fogo novamente com alho, sal e orégano.
* Acrescentar ½ xícara de proteína texturizada de soja e deixar cozinhar por alguns minutos.
* Ao retirar, juntar 1 colher (sopa) de castanhas batidas no liquidificador.

Receita publicada no blogdadieta

Comentários

Lilian Britto disse…
Adoro tomate, como até puro, rs. Agora então, sabendo de todas essas vantagens, vou comer ainda com mais vontade!
Beijos Kilza, bom final de semana p vc =*
Ei Lilian eu também sou fã de tomate, minha mãe é quem diga...cheguei até dá tomate a meu irmão quando ele era bebê, rsrsrs

Tenha um ótimo final de semana...bjus

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas