Pular para o conteúdo principal

Novo Protocolo - Ganho de Peso na Gestação‏



 Imagem: http://www.guiaavare.com

Há quase duas décadas, desde de 1990, o Institute of Medicine não divulgava recomendações sobre o ganho de peso ideal durante uma gestação. O novo protocolo agora inclui recomendações específicas para todas as mulheres, inclusive aquelas que estão obesas antes de uma gravidez1. As recomendações começam com um checkup que inclui a avaliação do peso e da altura, dieta e exercícios físicos antes de engravidar e discute o uso de contraceptivos até que mulheres com sobrepeso2 ou obesas alcancem o peso ideal para iniciar uma gestação.
É importante que as mulheres iniciem a gravidez1 com um peso saudável, se possível, visando à manutenção e promoção da saúde da gestante e do bebê.

Baseado no IMC (Índice de Massa Corporal), as recomendações básicas para o ganho de peso durante a gestação de feto único são:



Índice de massa corporal3 (IMC) antes da  gravidez1 Classificação de Obesidade4 em relação ao IMC (OMS) (kg/m²)  Ganho total de peso durante a gestação (gramas)*  Taxa de ganho de peso no segundo e terceiro trimestres da gestação ** (média de ganho em gramas/semanas) 
 Abaixo do peso  Abaixo de 18,5 kg/m²  12.700g - 18.143g  0.453 (0.453 - 0.589)
Peso normal  18,5 - 24,9 kg/m²  11.339g - 15.875g  0.453 (0.362 - 0.453)
Sobrepeso2  25,0 - 29,9 kg/m²  6.803g - 11.339g  0.272 (0.226 - 0.317)
Obesidade4 (incluindo todas as classes)  Acima de 30,0 kg/m²  4.989g - 9.071g  0.226 (0.181 - 0.272)
 * Os valores em gramas são uma conversão do protocolo original cuja unidade é pounds, são valores aproximados.
** Os cálculos aceitam um ganho de peso de 0,5 a 2 quilos durante o primeiro trimestre da gravidez1.


Para que as gestantes atinjam estes objetivos, elas precisam do apoio de seus médicos, familiares e amigos.

O novo protocolo difere do anterior em dois pontos importantes. Primeiro, ele é baseado nas categorias de índice de massa corporal3 (IMC) da Organização Mundial de Saúde para a classificação de obesidade4 e não mais nas tabelas do Metropolitan Life Insurance. Segundo, ele inclui taxas específicas e relativamente estreitas de ganho de peso durante a gravidez1 para mulheres obesas pré-concepção5. O protocolo antigo foca na saúde do bebê e o atual considera tanto a saúde do bebê como a da mulher.
Durante a gestação a maioria das mulheres ganha peso, mas elas não precisam ganhar uma quantidade ilimitada de peso, pois será difícil perder este excesso depois do parto. Também não precisam “comer por dois”. Basta que sejam acrescentadas à dieta 300 calorias por dia para manter uma gravidez1.
O protocolo recomenda o aconselhamento antes da concepção5 quanto ao ganho de peso, hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos, já que a maioria das mulheres não está recebendo estas orientações.
Outro ponto levantado é que as mulheres com sobrepeso2 ou obesas, antes de tentar engravidar, devem ter acesso a métodos contraceptivos até alcançarem um peso saudável para uma gravidez1 de menor risco. Esta discussão nem sempre é fácil para ter com uma pessoa que está querendo engravidar, mas muitas vezes este é o melhor momento para receber este tipo de orientação. O instinto materno ajuda a pensar em um futuro saudável.

Comentários

Poemia disse…
Kilza,
Obrigada pela visita em meu blog.
Retribuindo, achei o conteúdo do seu blog interessantissímo. Tomei a liberdade de colocar seu banner no meu blog para divulgação.
Parabéns!!!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Receitas com Amaranto

Por Giuliana Esteves Biscoito de Amaranto Ingredientes 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto 90g de manteiga sem sal 60g de açúcar mascavo 90g de açúcar refinado 1 ovo fresco 1 colher (café) de fermento em pó (químico) 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de leite 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional) Modo de Preparo Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espal

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas