Pular para o conteúdo principal

Matérias | Dicas de Verão



O verão chegou... passeios, viagens, férias. Mas, é importante cuidar da alimentação para ter disposição e muita energia para aproveitar o que o verão oferece. Para auxiliar nesse cuidado, segue algumas dicas:

É comum casos de desidratação nesta época do ano. Para evitar beba no mínimo 2 litros de líquido por dia. Faça uso da água de coco!  

- Use os alimentos ricos em betacaroteno como: manga, cenoura, laranja, mamão, pêssego, folhas verde-escuras, abóbora, etc. Além de terem grande quantidade de antioxidantes (retardam o envelhecimento e podem prevenir doenças), eles proporcionam à pele um bronzeamento bonito e duradouro; 

- Evite alimentos muitos calóricos: frituras, preparações feita com coco, empadas, coxinhas, sorvetes, chocolates, azeite de dendê;

- Evite refrigerantes, mesmo diet; além de ser bebidas calóricas, contém excesso de sal, podendo levar a inchaços, celulites e formação de radicais livres (envelhecimento precoce). Faça uso de água de coco, suco de frutas e picolés de frutas; 

- Mexa-se. Aproveite o calor para fazer uma corrida, caminhadas, andar de bicicleta, passear com o cachorro, jogar vôlei com os amigos, etc.  

- Use sempre boné, protetor solar e óculos de sol com proteção contra os raios UVA, UVB e UVC. Exponha ao sol até às 10hs ou após às 16hs;

- Aproveite e curta o verão. O que vale é descarregar a tensão acumulada do dia-a-dia e relaxar.



Divirtam-se!

Comentários

Ana Cleide ♥ disse…
Adorei as dicas.
Estou recomeçando mais uma vez. E é sempre importante ler algo que contribua para o emagrecimento saudável.

Tenham um ótimo fim de semana!
Jeferson Cardoso disse…
Olá! Chamo-me Jefhcardoso e costumo sair visitando os blogs de todo mundo, ao acaso.
Num desses passeios encontrei este blog (bazarflordemenina) e achei interessante a grande quantidade de seguidores ou seguidoras (2.478).
Resolvi comentar nele e até fiz uma citação no meu blog. Porém não obtive resposta.

Pensei aqui: _Será que moças vaidosas curtem literatura?! Afinal muitas são blogueiras.
Decidi então entrar em contato com as seguidoras, a fim de descobrir se meu blog de contos, poesias e crônicas é capaz de agradar essas moças vaidosas e tal.

Meu blog é o http://jefhcardoso.blogspot.com espero a sua visita e comentário. A citação que fiz a este blog foi na postagem do dia 09.01.10.

Abraço: Jefhcardoso.
Olá Jef bom dia! Seja bem-vindo ao [Dicas de Nutrição]. Parabéns pelo Blog. Tenha uma ótima semana!
Arlesandra disse…
Oi Kilza!

AS Dicas estão otimas mesmo! Algumas eu já errei mas procurarei corrigir!
Aproveitei hoje e peguei a cópia dos varios sucos (da beleza total, digestivo, etc). Pelo menos alguns deles quero fazer neste verão!
Super bj e Feliz 2010 ( Atrasado!!!!)
Ei Arle seja bem-vinda ao [Dicas de Nutrição]. Obrigada e também desejo um Feliz 2010!!

Ótima semana!
Anônimo disse…
Estou seguindo a orientação do cardápio de alimentos com ação antiinflamatória e tenho observado os resultados. Neste faço uso do suco de uva integral(200ml) o qual possui bastante açúcar, sim? Posso fazer uso da água de côco em substituição? Informo ainda que as frutas que ingiro e que contém açúcar, além da uva, são o mamão, o melão e a ameixa vermelha.
Boa Tarde, dê preferência ao suco de uva sem açúcar e sem adoçante, ou seja, na forma natural. A água-de-coco tem propriedades diferentes que o suco de uva, acrescente também a água-de-coco em sua alimentação! Em relação as frutas, caso não tenha diabetes, poderá ingerir normalmente, mas procure variar!

Abraços e sucessos!
joana paula disse…
Ola Primeiramente quero parabenizar a Nutricionista Kilza pela excelente ideia em montar um blog tao importante para a manutencao das nossas vidas!
Nutricao é td e quem nao percebe isso esta nadando contra a correnteza!!!Os reflexos de uma boa nutricao vem atraves de uma alimentacao adequada!!!

mas gostaria de tirar uma duvida que mts nutricionistas falam e nao argumentam sobre o assunto:
A onda de alimentos diet vem disseminando as prateleiras dos supermercados e sem contar q agora virou meio que moda rs, mas enfim esses produtos possuem um teor consideravel de sodio que tb é tido como um vilao para a nossa saude,entao a pergunta é a seguinte, qual é a melhor opcao,escolher entre um produto com mais acucar ou outro com mais sodio...
bem, minha questao é essa se puder me ajudar fico grata Kilza!!!

Gostaria de divulgar meu blog de atualidades...
http://joana-sradasletras.blogspot.com/

faca uma visita por lah tb!!!
Bju gde

JOANA PAULA
Olá Joana boa tarde, obrigada pelos elogios!
Devemos ter atenção aos produtos diet, pois eles mais indicados para diabéticos e nem sempre um produto diet é menos calórico que um produto convencional, um exemplo é o chocolate diet, dependendo o diet é mais calórico que um chocolate normal.
Já os produtos light são mais indicados para quem deseja emagrecer, devido a baixa caloria.
Sobre o teor de sal, é importante ter o hábito da leitura dos rôtulos de alimentos, pois o excesso pode elevar a pressão arterial, levar a retenção de líquidos...
Já um produto com muita açúcar tem mais calorias, pode levar a cáries, ansiedade...
O ideal seria uma alimentação com menor teor de açúcar e de sal.

Procure dar preferência a alimentos mais in natura e integrais e menos aos industrializados.

Grande abraço e obrigada pela visita. Volte sempre!
André disse…
Encontrei o blog no Google e tenho visitado-o sempre que posso. Também sou nutricionista (formei-me recentemente) e quero dar os Parabéns à(s) autora(s) das postagens no blog. Muito interessantes. Grande abraço e que iniciativas como essa se multipliquem para que a área da Nutrição possa ser, cada vez mais, valorizada.
André disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Olá André Bom Dia! Agradecemos sua visita e elogios pelas matérias, estamos melhorando a cada dia. Aproveito e venho lhe convidar para fazer parte da equipe, favor enviar seus dados para o email dicasdenutricao@hotmail.com

Bom final de semana!

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas