Pular para o conteúdo principal

Matérias | Nutrição e Radicais Livres



O sangue é produto da digestão, e a digestão é o processamento do que comemos e de como comemos. No processo de biotransformação do alimento em nutrientes e dos nutrientes em energia ocorre produção de radicais livres (RLs). Os RLs são normais e necessários mas quando produzidos ou ingeridos em excesso, ou gerados a partir da poluição do ar e da água, metais tóxicos, química alimentar, ácidos graxos, bebidas alcoólicas, fumo, drogas, medicamentos e radiação, o organismo se depara com um nível muito elevado de RLs para o qual não está preparado. O sistema celular está carregado com antioxidantes endógenos apenas para os níveis normais de RLs, mas a vida moderna oferece uma sobretaxa desconhecida à estrutura genética. O excesso de RLs provoca a formação de ácidos que se precipitam obstruindo os canais iônicos das células, prejudicando a boa circulação biodinâmica do organismo (função dos hormônios, neurotransmissores, nutrientes, medicamentos, estímulos elétricos).

Esse processo anormal provoca estresse oxidativo no organismo, isto é, envelhecimento antecipado e sobrecarga metabólica, que prejudica muito as funções de todos os órgãos além de comprometer o sistema enzimático, o qual faz o organismo funcionar. A elevação dos radicais livres tem como resultado diversos quadros clínicos como artrite, artrose, osteoporose, arteriosclerose, Mal de Parkinson ou de Alzheimer, enxaqueca, falta de energia, irritabilidade, insônia, câncer dentre outros.

Já que essas micromoléculas em excesso, os radicais livres, provocam tantos problemas, a prevenção e o tratamento adequados com métodos bioenergéticos e alimentares têm o poder de prevenir e beneficiar a saúde.

Fonte: bemcomVOCÊ

Comentários

REFLEXOLOGIA disse…
...ENXAQUECA
Sou terapeuta em REFLEXOLOGIA,
pelo IOR, 73 anos de idade com 40 anos dedicados ao estudo e pesquisa do comportamento humano. Tenho atendido vários portadores de ENXAQUECA, (DÔRES DE CABEÇA MUITO INTENSA).
Aplicando as técnicas de REFLEXOLOGIA, consigo obter ótimos resultados; oferecendo assim uma excelente qualidade de vida aos clientes.
A REFLEXOLOGIA consiste em ativar pontos específicos nos pés; não tem contra indicação para estes casos e não usa medicamentos
Visite meu Site: www.djalma.com.br
São Paulo SP ( Metrô Santana) BRASIL. :.
K Dicas disse…
Boa tarde, já ouvi comentários sobre a Reflexologia. Estarei visitando o site! Abraços e ótimo final de semana!

Postagens mais visitadas deste blog

Receita leve: Salada de Kani com alface, palmito, cottage e croutons

Dra Fernanda Molina Tosi - Nutricionista MS Ingredientes: Alface americana (crua) - 80g ou 1 prato mesa Palmito (conserva) - 400g ou 4 unidades médias Tomate cereja - 60g ou 6 unidades pequenas Kanikama - 180g ou 12 unidades pequenas Maçã verde - 232g ou 2 unidades pequenas Queijo cottage - 57,5g ou 2 colheres de sopa Salsinha (crua) - 16,9g ou 1 colher de sopa Croutons integrais - 62,5g ou 1 xícara de chá Azeitona verde (conserva) - 9,6g ou 4 unidades Limão (suco para temperar) - 10ml ou 1 colher de sopa Azeite de oliva (extravirgem) - 30ml ou 3 colheres de sopa Sal refinado - 6g ou 1 colher de chá Modo de preparo: Desfie o kanikama. Corte as maçãs em cubos, os palmitos em rodelas, os tomates cerejas ao meio e pique as azeitonas. Em uma tigela, misture todos os ingredientes e tempere com o suco de limão e reserve. Arrume as folhas de alface em uma travessa. Por cima, coloque a mistura do palmito e distribua sobre esse queijo cottage. Acrescente a salsinha, sa...

Dicas Nutricionais para Ganho de Peso em Crianças

O baixo peso apresenta risco de desenvolvimento insatisfatório, o seu crescimento e o processo de aprendizagem podem ficar prejudicados, temporariamente ou definitivamente, vai depender da gravidade e do período em que a criança permanecer com peso baixo. Por isso, é importante buscar alternativas que recuperem o estado nutricional da criança o mais rápido possível: * Separe a refeição em um prato individual para se ter certeza do quanto à criança está realmente ingerindo; * Esteja presente junto às refeições mesmo que a criança já coma sozinha, você poderá ajudá-la se necessário; * Não apresse a criança, é necessário ter paciência e bom humor; * Alimente a criança tão logo ela demonstre fome. Se a criança esperar muito ela perde o apetite; * Não force a criança a comer, isso aumenta o estresse e diminui ainda mais o apetite. As refeições devem ser tranqüilas e felizes; * Acrescente Azeite de Oliva Extra Virgem nas refeições para aumentar o valor calórico da dieta:...

Caloria dos Pães