Pular para o conteúdo principal

Matérias | Nutrição e Radicais Livres



O sangue é produto da digestão, e a digestão é o processamento do que comemos e de como comemos. No processo de biotransformação do alimento em nutrientes e dos nutrientes em energia ocorre produção de radicais livres (RLs). Os RLs são normais e necessários mas quando produzidos ou ingeridos em excesso, ou gerados a partir da poluição do ar e da água, metais tóxicos, química alimentar, ácidos graxos, bebidas alcoólicas, fumo, drogas, medicamentos e radiação, o organismo se depara com um nível muito elevado de RLs para o qual não está preparado. O sistema celular está carregado com antioxidantes endógenos apenas para os níveis normais de RLs, mas a vida moderna oferece uma sobretaxa desconhecida à estrutura genética. O excesso de RLs provoca a formação de ácidos que se precipitam obstruindo os canais iônicos das células, prejudicando a boa circulação biodinâmica do organismo (função dos hormônios, neurotransmissores, nutrientes, medicamentos, estímulos elétricos).

Esse processo anormal provoca estresse oxidativo no organismo, isto é, envelhecimento antecipado e sobrecarga metabólica, que prejudica muito as funções de todos os órgãos além de comprometer o sistema enzimático, o qual faz o organismo funcionar. A elevação dos radicais livres tem como resultado diversos quadros clínicos como artrite, artrose, osteoporose, arteriosclerose, Mal de Parkinson ou de Alzheimer, enxaqueca, falta de energia, irritabilidade, insônia, câncer dentre outros.

Já que essas micromoléculas em excesso, os radicais livres, provocam tantos problemas, a prevenção e o tratamento adequados com métodos bioenergéticos e alimentares têm o poder de prevenir e beneficiar a saúde.

Fonte: bemcomVOCÊ

Comentários

REFLEXOLOGIA disse…
...ENXAQUECA
Sou terapeuta em REFLEXOLOGIA,
pelo IOR, 73 anos de idade com 40 anos dedicados ao estudo e pesquisa do comportamento humano. Tenho atendido vários portadores de ENXAQUECA, (DÔRES DE CABEÇA MUITO INTENSA).
Aplicando as técnicas de REFLEXOLOGIA, consigo obter ótimos resultados; oferecendo assim uma excelente qualidade de vida aos clientes.
A REFLEXOLOGIA consiste em ativar pontos específicos nos pés; não tem contra indicação para estes casos e não usa medicamentos
Visite meu Site: www.djalma.com.br
São Paulo SP ( Metrô Santana) BRASIL. :.
Boa tarde, já ouvi comentários sobre a Reflexologia. Estarei visitando o site! Abraços e ótimo final de semana!

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas