Pular para o conteúdo principal

Receita Sorvete de Inhame - Globo Repórter 19/02/10



Ainda não fiz o sorvete de inhame, mas parece ser delicioso!
O sorvete contém sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro, além de vitaminas do Complexo B, principalmente B1 (Tiamina) e B5 (Niacina). Os minerais são importantes ao organismo para a formação dos ossos, dentes e sangue. A vitamina B1 é essencial ao crescimento e facilita a digestão e a vitamina B5 evita problemas da pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso.
Tem poucas calorias, sendo uma ótima sobremesa, especialmente para as crianças!

No site do Globo Repórter menciona 2 receitas: o sorvete de inhame tipo picolé ou sacolé, cristalizado, com gelo. Depois, o sorvete cremoso, que leva creme de leite.

Segue abaixo todas as receitas em várias versões:

Ingredientes

- 400g de inhame;
- 400 ml de kefir. Se não tiver kefir, pode ser iogurte natural;
- 200 ml de leite condensado;
- 300 ml de creme de leite;
- duas colheres de sobremesa de emulsificante.

Modo de preparo

Primeiro, descasque e cozinhe o inhame. Depois, bata no liquidificador o inhame cozido e cortado em pedaços médios, com o kefir ou o iogurte natural e o leite condensado.

Se preferir tomar picolé, já pode levar a mistura ao congelador.

Mas, se você quiser o sorvete cremoso, bata na batedeira o creme de leite gelado e o emulsificante e junte as duas partes. Ponha em um recipiente plástico, leve ao congelador e deixe de um dia para o outro, por, no mínimo, quatro horas.
Antes de servir, deixe um tempo fora do congelador. Pode acompanhar com frutas da época ou castanha.

Importante: quem não tiver inhame em casa pode usar outro tubérculo, como a batata-doce e a macaxeira ou aipim.

Leite condensado diet

Se você está preocupado com o peso, não tem problema. Anote a receita do sorvete de inhame em versão diet, sem açúcar. Basta substituir o leite condensado comum pelo diet.

Ingredientes

- 1 xícara de chá de leite desnatado em pó;
- ½ xícara de chá de água fervente;
- ½ xícara de chá de adoçante dietético para uso culinário;
- 1 colher de sopa de margarina light.

Ponha todos os ingredientes no liquidificador e bata de cinco a 10 minutos, até obter um creme homogêneo. Conserve na geladeira antes de utilizar.

Sorvete de inhame sem leite de vaca

Agora, aprenda a receita do sorvete de inhame sem leite vaca que é substituído por leite de soja:

- 400g gramas de inhame;
- 400 ml mililitros de kefir fermentado em leite de soja;
- 200 ml mililitros de leite condensado de soja;
- 1 colher de sobremesa de emulsificante.

O modo de preparo é o mesmo da versão padrão.



Rende: 15 porções

Você já fez o sorvete de inhame, gostou? Deixe seu comentário!

Conheça todos os benefícios do INHAME

Fonte: Site Globo Repórter

Comentários

Felina Mulher disse…
Ainda não fiz, mas pretendo fazer.

Um abraço e um ótimo final de semana!
Sonia Rocha disse…
Olá Kilza, muito bom seu blog. Tenho uma filha Nutricionista e vou indicar seu blog prá ela e prá todos que me visitam...
Parabéns
bj
Sonia
Inhame é tudo de bom para saúde né, vc sabe melhor que eu...
Será que o gosto fica bom, eu gosto da textura do inhame, cozido ele fica aveludado.

Deve ficar sim!
Rosangela. disse…
Vou fazer o sorvete de inhame,quando fizer volto a comentar.Deve ser muito bom.Mas eu gostaria de receber no meu email,uma dieta prá emagrecer sem remédio,e sem stress.Porque preciso emagrecer uns 20 kgs.Quem pode me ajudar?Por favor.Dê-me um esperança.Vou esperar.ok?Obrigada.
jakeline magna disse…
Adoreiiii o blog... ja sou seguidora fiel vai ter que me aturar sempre em seus comentários... rsrs
Olá Rosangela é importante fazer uma avaliação completa com nutricionista mais próximo de sua região, pois a dieta é individual conforme suas medidas, hábitos alimentares, preferências, horários, deficiências nutricionais, exames bioquímicos, etc...

Grande abraço e boa semana!
jakeline magna disse…
kilza meu blog pessoal é este http://jakelinemagna.blogspot.com/ mas obrigado por vc seguir o meu blog de selinhos que recebo de amigos blogueiros... beijinhos....

se der dá uma passada no meu blog pessoal http://jakelinemagna.blogspot.com/
Olá Jakeline estarei lhe fazendo uma visitinha! Abraços!
Valentim disse…
Gosto muito de inhame. Gosto de comer inhame de todas as formas, me lembra um pouco das batatas doces. O inhame é muito saudavel, penso. é bom para muitas coisas e tem muitas vitaminas. ajuda a regular o açucar no sangue e ajuda no controlo de peso ... essa não sabia... vi em http://www.i-legumes.com/inhame_beneficios.html
as coisa que a gente aprende...parabéns
Elizabeth disse…
Tudo bem Kilza,eu liguei para você perguntando sobre o KEFIR, esta semana, ainda não tenho o KEFIR, mas acabei de fazer o sorvete de inhame com o iogurte, é muito fácil de fazer, só vou esperimentar amanhã quando acordar espero que tenha ficado gostoso.
Bjssss
Obrigada pelas visitas!
Elizabeth deixe seu comentário sobre o sorvete de inhame, gostou? Abraços!
Unknown disse…
inhame cru faz mal??? Eu fiz o sorvete com ele cru.ihihihi
Não tinha receita a mão...e acho q perdi o inicio da receita na tv...ruim não ficou(provei antes de congelar)... amanhã vou testar. abraços!!
Ei Rosa, o inhame cru não faz mal. Fazemos até o suco de inhame com maça. Mas, o sorvete fazemos com o inhame cozido. Amanhã deixe seu comentário aqui e diga se ficou bom o sorvete desta forma. Boa noite e até amanhã!
Elisabete disse…
Oi kilza tudo bem com você, o sorvete de inhame que eu fiz, ficou bom por saber que é bastante nutritivo, mas a consistência dele ficou um pouco dura e acho que foi pouco o leite condensado, mas eu fiz o seguinte coloquei o sorvete, rodelas de banana e um fiozinho de leite condensado ficou muito bom.

beijos.
Ei Elisabete que bom ter gostado do sorvete de inhame, sabemos que é muito mais saudável! Aproveite e participe da nossa promoção e concorra a um Green Life, pode usá-lo em sucos de frutas, fica uma delícia! Clique no link PROMOÇÕES e participe! Abraços e bom sábado!
Anônimo disse…
Gostaria de saber se o creme de leite desta receita é o de latinha/caixinha ou creme de leite fresco?
Obrigada!
Aline
Michele disse…
eu já fiz várias vezes a versão light...é delicioso!
O creme de leite pode ser caixa ou lata, dê preferência a versão light, menos calórico e menos gordura, como a Michele relatou neste post.

Pessoal, hoje é o último dia da promoção, participe! Quem será o sortudo ou a sortuda amanhã?

Abraços.

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas