Pular para o conteúdo principal

Receita Sorvete de Inhame - Globo Repórter 19/02/10



Ainda não fiz o sorvete de inhame, mas parece ser delicioso!
O sorvete contém sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro, além de vitaminas do Complexo B, principalmente B1 (Tiamina) e B5 (Niacina). Os minerais são importantes ao organismo para a formação dos ossos, dentes e sangue. A vitamina B1 é essencial ao crescimento e facilita a digestão e a vitamina B5 evita problemas da pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso.
Tem poucas calorias, sendo uma ótima sobremesa, especialmente para as crianças!

No site do Globo Repórter menciona 2 receitas: o sorvete de inhame tipo picolé ou sacolé, cristalizado, com gelo. Depois, o sorvete cremoso, que leva creme de leite.

Segue abaixo todas as receitas em várias versões:

Ingredientes

- 400g de inhame;
- 400 ml de kefir. Se não tiver kefir, pode ser iogurte natural;
- 200 ml de leite condensado;
- 300 ml de creme de leite;
- duas colheres de sobremesa de emulsificante.

Modo de preparo

Primeiro, descasque e cozinhe o inhame. Depois, bata no liquidificador o inhame cozido e cortado em pedaços médios, com o kefir ou o iogurte natural e o leite condensado.

Se preferir tomar picolé, já pode levar a mistura ao congelador.

Mas, se você quiser o sorvete cremoso, bata na batedeira o creme de leite gelado e o emulsificante e junte as duas partes. Ponha em um recipiente plástico, leve ao congelador e deixe de um dia para o outro, por, no mínimo, quatro horas.
Antes de servir, deixe um tempo fora do congelador. Pode acompanhar com frutas da época ou castanha.

Importante: quem não tiver inhame em casa pode usar outro tubérculo, como a batata-doce e a macaxeira ou aipim.

Leite condensado diet

Se você está preocupado com o peso, não tem problema. Anote a receita do sorvete de inhame em versão diet, sem açúcar. Basta substituir o leite condensado comum pelo diet.

Ingredientes

- 1 xícara de chá de leite desnatado em pó;
- ½ xícara de chá de água fervente;
- ½ xícara de chá de adoçante dietético para uso culinário;
- 1 colher de sopa de margarina light.

Ponha todos os ingredientes no liquidificador e bata de cinco a 10 minutos, até obter um creme homogêneo. Conserve na geladeira antes de utilizar.

Sorvete de inhame sem leite de vaca

Agora, aprenda a receita do sorvete de inhame sem leite vaca que é substituído por leite de soja:

- 400g gramas de inhame;
- 400 ml mililitros de kefir fermentado em leite de soja;
- 200 ml mililitros de leite condensado de soja;
- 1 colher de sobremesa de emulsificante.

O modo de preparo é o mesmo da versão padrão.



Rende: 15 porções

Você já fez o sorvete de inhame, gostou? Deixe seu comentário!

Conheça todos os benefícios do INHAME

Fonte: Site Globo Repórter

Comentários

Felina Mulher disse…
Ainda não fiz, mas pretendo fazer.

Um abraço e um ótimo final de semana!
Sonia Rocha disse…
Olá Kilza, muito bom seu blog. Tenho uma filha Nutricionista e vou indicar seu blog prá ela e prá todos que me visitam...
Parabéns
bj
Sonia
Inhame é tudo de bom para saúde né, vc sabe melhor que eu...
Será que o gosto fica bom, eu gosto da textura do inhame, cozido ele fica aveludado.

Deve ficar sim!
Rosangela. disse…
Vou fazer o sorvete de inhame,quando fizer volto a comentar.Deve ser muito bom.Mas eu gostaria de receber no meu email,uma dieta prá emagrecer sem remédio,e sem stress.Porque preciso emagrecer uns 20 kgs.Quem pode me ajudar?Por favor.Dê-me um esperança.Vou esperar.ok?Obrigada.
jakeline magna disse…
Adoreiiii o blog... ja sou seguidora fiel vai ter que me aturar sempre em seus comentários... rsrs
Olá Rosangela é importante fazer uma avaliação completa com nutricionista mais próximo de sua região, pois a dieta é individual conforme suas medidas, hábitos alimentares, preferências, horários, deficiências nutricionais, exames bioquímicos, etc...

Grande abraço e boa semana!
jakeline magna disse…
kilza meu blog pessoal é este http://jakelinemagna.blogspot.com/ mas obrigado por vc seguir o meu blog de selinhos que recebo de amigos blogueiros... beijinhos....

se der dá uma passada no meu blog pessoal http://jakelinemagna.blogspot.com/
Olá Jakeline estarei lhe fazendo uma visitinha! Abraços!
Valentim disse…
Gosto muito de inhame. Gosto de comer inhame de todas as formas, me lembra um pouco das batatas doces. O inhame é muito saudavel, penso. é bom para muitas coisas e tem muitas vitaminas. ajuda a regular o açucar no sangue e ajuda no controlo de peso ... essa não sabia... vi em http://www.i-legumes.com/inhame_beneficios.html
as coisa que a gente aprende...parabéns
Elizabeth disse…
Tudo bem Kilza,eu liguei para você perguntando sobre o KEFIR, esta semana, ainda não tenho o KEFIR, mas acabei de fazer o sorvete de inhame com o iogurte, é muito fácil de fazer, só vou esperimentar amanhã quando acordar espero que tenha ficado gostoso.
Bjssss
Obrigada pelas visitas!
Elizabeth deixe seu comentário sobre o sorvete de inhame, gostou? Abraços!
Unknown disse…
inhame cru faz mal??? Eu fiz o sorvete com ele cru.ihihihi
Não tinha receita a mão...e acho q perdi o inicio da receita na tv...ruim não ficou(provei antes de congelar)... amanhã vou testar. abraços!!
Ei Rosa, o inhame cru não faz mal. Fazemos até o suco de inhame com maça. Mas, o sorvete fazemos com o inhame cozido. Amanhã deixe seu comentário aqui e diga se ficou bom o sorvete desta forma. Boa noite e até amanhã!
Elisabete disse…
Oi kilza tudo bem com você, o sorvete de inhame que eu fiz, ficou bom por saber que é bastante nutritivo, mas a consistência dele ficou um pouco dura e acho que foi pouco o leite condensado, mas eu fiz o seguinte coloquei o sorvete, rodelas de banana e um fiozinho de leite condensado ficou muito bom.

beijos.
Ei Elisabete que bom ter gostado do sorvete de inhame, sabemos que é muito mais saudável! Aproveite e participe da nossa promoção e concorra a um Green Life, pode usá-lo em sucos de frutas, fica uma delícia! Clique no link PROMOÇÕES e participe! Abraços e bom sábado!
Anônimo disse…
Gostaria de saber se o creme de leite desta receita é o de latinha/caixinha ou creme de leite fresco?
Obrigada!
Aline
Michele disse…
eu já fiz várias vezes a versão light...é delicioso!
O creme de leite pode ser caixa ou lata, dê preferência a versão light, menos calórico e menos gordura, como a Michele relatou neste post.

Pessoal, hoje é o último dia da promoção, participe! Quem será o sortudo ou a sortuda amanhã?

Abraços.

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Receitas com Amaranto

Por Giuliana Esteves Biscoito de Amaranto Ingredientes 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto 90g de manteiga sem sal 60g de açúcar mascavo 90g de açúcar refinado 1 ovo fresco 1 colher (café) de fermento em pó (químico) 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de leite 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional) Modo de Preparo Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espal

Diferença entre alimentos estragados e contaminados

por  Dra. Evelin Ligabue da Silva – Nutricionista RS Ao contrário do que muitos pensam, há uma considerável diferença entre alimentos estragados e alimentos contaminados. Um alimento estragado contém microorganismos deteriorantes. Esses microorganismos alteram as características do alimento, como a cor, odor, sabor e textura, e por isso são rejeitados pelos consumidores. Por outro lado, o alimento contaminado contém microorganismos patogênicos. Neste caso, os alimentos não apresentam alterações nas suas características, e são consumidos sem que se perceba qualquer problema. Aí está o risco, pois os microorganismos patogênicos causam doenças e são grandes responsáveis pelos surtos alimentares. Os sintomas podem variar, mas incluem náuseas, cansaço, dor de cabeça, dor abdominal, vômitos e diarréia. Vejamos alguns exemplos de microorganismos patogênicos: Salmonella sp - podem ser encontradas em ovos e carnes; Staphilococcus aureus - podem ser encontradas em carnes