Pular para o conteúdo principal

Chutando o Balde


Para muitas pessoas o fim de semana representa deixar todo empreendimento realizado durante a semana de lado. Para isso se ouve muitas justificativas, nas quais se apóiam como se fosse provas reais de que não podem ou conseguem se cuidarem.

Mas o que acontece que a motivação se evapora e a comida se torna novamente a única fonte de prazer nesses dias?

Simples, pois se convencionou que fim de semana é o momento de relaxar, curtir os amigos, ira ao cinema e comprar pipoca com coca cola, pedir pizza,sobremesa, e uma bela feijoada.

Que falta de comprometimento com você! Parece que seu desejo de ficar bem e saudável não é prioridade em sua vida, mas comer uma pizza com bordas de catupiry, esse sim é imprescindível.

Importante reavaliar conceitos a respeito de uma boa alimentação, mas principalmente rever hábitos já instalados que não são efetivos para sua perda de peso.

Recentemente, fui a um local que vende lanches bem badalado em Curitiba, e dentro do cardápio gorduroso e saboroso (sem dúvida), escolhi um cachorro quente de rúcula e tomate, onde pedi a troca do queijo parmesão com o queijo de minas. Estranho? Uma delícia!

É importante ousar, experimentar novos sabores, nos permitir novas experiências,pois somente desta forma, poderemos ser diferentes e mudar hábitos e gostos.

Vale a dica já para esse fim de semana, e boa sorte!

Luciana Kotaka
Psicóloga Clínica
Especialista em Obesidade e Transtornos Alimentares 

Comentários

Amei, ontem mesmo uma amiga me disse que não reeducação alimentar, devido aos fins de semanas.
Mas há as escolhas né?

BEIJOS
Kilza Miranda disse…
Os finais de semana geralmente muitas pessoas "chutam o balde", mas você e a Luciana Kotaka mencionou muito bem: é necessário fazer substituições saudáveis, pois dependendo do que você ingere coloca tudo a perder o que conquistou durante a semana!

Veja a matéria: Trocas Saudáveis!

Tenha um ótimo dia!
Maia disse…
Adorei a matéria. Isso sempre acontece comigo,estou tentando mudar ,pensar light

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG

Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame.
Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta.

Alimentos constipantes indicados na diarréia: Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena, farinha de a…

Dicas Nutricionais para Ganho de Peso em Crianças

O baixo peso apresenta risco de desenvolvimento insatisfatório, o seu crescimento e o processo de aprendizagem podem ficar prejudicados, temporariamente ou definitivamente, vai depender da gravidade e do período em que a criança permanecer com peso baixo. Por isso, é importante buscar alternativas que recuperem o estado nutricional da criança o mais rápido possível:
* Separe a refeição em um prato individual para se ter certeza do quanto à criança está realmente ingerindo; * Esteja presente junto às refeições mesmo que a criança já coma sozinha, você poderá ajudá-la se necessário; * Não apresse a criança, é necessário ter paciência e bom humor; * Alimente a criança tão logo ela demonstre fome. Se a criança esperar muito ela perde o apetite; * Não force a criança a comer, isso aumenta o estresse e diminui ainda mais o apetite. As refeições devem ser tranqüilas e felizes; * Acrescente Azeite de Oliva Extra Virgem nas refeições para aumentar o valor calórico da dieta: para crianças menores de …

Orientações Nutricionais para uma Vida Saudável

1-Mastigue bem os alimentos, comendo devagar para facilitar a digestão e saborear os alimentos;

2-Procure fazer as refeições em lugar tranqüilo, evitando outro tipo de atividade enquanto se alimenta, como por exemplo, assistir TV;

3-Fazer em torno de 5 a 6 refeições diárias, evitando longos períodos de jejum (ficar mais do que 4 horas sem se alimentar);

4-Ingerir em torno de 3 litros de líquidos durante o dia, água, sucos, chás, pois auxilia no funcionamento do intestino, transporte dos nutrientes e excreção das substâncias tóxicas;

5-Evite a ingestão de líquidos durante as refeições, pois dificulta a digestão, absorção e utilização dos nutrientes, o ideal é ingerir líquidos 30 min. antes ou 1 hora depois das grandes refeições (almoço e jantar);

6-Dar preferência para as preparações com menor teor de gorduras evitando assim o consumo de toucinho, bacon, torresmo, banha, margarina, manteiga e maionese. Veja a receita da Maionese de Soja, bem mais saudável!

7-Não reutilize o óleo de fritura, …