Pular para o conteúdo principal

Entenda sobre a Osteoporose


A osteoporose é uma doença metabólica que acomete os ossos, tornando-os mais frágeis e suscetíveis a fraturas espontâneas. É mais comum na terceira idade, principalmente entre as mulheres. O processo natural de envelhecimento, associado a um consumo inadequado de cálcio e vitamina D, e o sedentarismo, são apontados como as principais causas deste mal.

Como ela ocorre?
Todos os nossos ossos, assim como os demais tecidos do nosso organismo, são renovados de tempos em tempos. No caso dos ossos, quem executa essa função são os osteócitos e osteoblastos. Os primeiros são responsáveis por “escavar” os ossos, retirando cálcio e colágeno e depositando-os na corrente sanguínea. São formadas pequenas “lacunas”, que são então preenchidas com “material novo”, e os responsáveis por isso são os osteoblastos. A osteoporose se instala quando essa função está desequilibrada, ou seja, os osteoblastos já não conseguem repor o material removido pelos osteócitos na mesma proporção, fazendo com que os ossos se tornem menos densos e consequentemente mais frágeis.


O que fazer para evitar isso?
A prática de atividade física, associada ao consumo adequado de cálcio, auxiliam neste processo melhorando a eficiência dos osteoblastos. Da seguinte maneira: sempre que os ossos sofrem sobrecargas, eles sofrem uma pequena “deformação”(eles não poderiam ser totalmente rígidos porque senão quebrariam com mais facilidade). Essa pequena “deformação” provoca microrrupturas na superfície óssea, o que faz com que os osteoblastos entrem em ação para “concertar” o estrago. Para isso, eles utilizam o cálcio disponível na corrente sanguínea e depositam nos locais das microrupturas.


Que atividade física devo praticar?
Dentre as atividades físicas mais comumente recomendadas, estão a caminhada e a hidroginástica, por terem teoricamente menos impacto. Mas a musculação está cada vez mais sendo recomendada por médicos e especialistas. Isto porque, como vimos antes, os ossos precisam ser estimulados para aumentar a eficiência dos osteoblastos. E, com a musculação, podemos estimular os ossos de maneira segura, visto que as cargas e ângulos podem ser controlados.
É importante frisar que a prática de atividade física deve ser sempre acompanhada por educadores físicos capacitados, principalmente em casos em que há alguma limitação ou cuidado maior a ser tomado, como no caso da osteoporose. É importante que se faça o exame de densitometria óssea, para que o médico passe ao educador físico qual a carga, em Newtons, que cada osso poderá comportar. Com posse destes dados, ele poderá fazer uma melhor escolha da atividade física a ser praticada, bem como o volume e a intensidade delas.

Para finalizar, segue uma tabela com as principais fontes de cálcio na alimentação:

ALIMENTOS (100g) CÁLCIO (mg)
Amêndoa 254
Brócolis, flores cruas 400
Brócolis, folhas 513
Bolo de trigo 217
Couve-manteiga 330
Castanha do Pará 172
Coalhada 490
Farinha Láctea 260
Farinha de peixe 4.610
Farinha de soja 324
Feijão branco miúdo 476
Flocos de cereais 550
Leite condensado 262
Leite de cabra 200
Leite de vaca desnatado 124
Leite integral 909
Leite desidratado desengordurado 1.500
Queijo minas frescal 685
Queijo parmessão 1.357
Queijo prato 1.023

O consumo diário de cálcio recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de1.000mg para adultos, subindo para 1.200mg após os 50 anos de idade.

É isso. Abraço e bons treinos!

Eduardo Araújo é personal trainer em Aracaju/SE.
Você pode saber mais sobre o assunto visitando seu blog: http://www.edupersonal.com

Comentários

Olá!
seu blog é d+!!!
obrigada pela doce visita em meu blog!
vim conferir as novidades!
um ótimo fds!
=D


F E L I Z P Á S C O A!!!

       ( ),,( )
       (=':'=)
  ﻶﻉჱﻶﻉ═¤═(,,)♥(,,)═¤═ﻶﻉჱﻶﻉ

Com carinho, para você e sua família...


εїз ViViAn ★ Sbrussi /(",)\
Anônimo disse…
Minha mãe é descalcificada, e sempre tem algums dores em articulações.De uns tempo p cá eu tb tenho apresentado algumas dores no joelho e de vez em quando no punho, a do joelho é horrivel.As vezes qnd estou em casa andando normalmente parece que meu joelho desloca é muito estranho, o engraçado é que na rua no dia dia do trabalho ñ sinto isso, já qnd estou em casa relaxado isso sempre acontece.
Abrc'ss
Ang disse…
Bem bacana a dica, gostei muito.
E sempre bom saber dessas coisas ;)

Ah, visita tbm?
http://pocketlibro.blogspot.com/

Bjos?
Ei Raul boa tarde, é recomendado que procure uma nutricionista para adequar o cálcio e outros minerais conforme suas necessidades.

Abraços e boa semana!
Anônimo disse…
Kilza Miranda,
Que Honra ! Ter uma nutricionista profissional no meu blog. E logo vc que eu admiro tanto.
Bom pode deixar vou procurar um profissional, que me passe os exames corretos e que me receite os remedios calcificantes necessarios.
Obrigadooo ...

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Receitas com Amaranto

Por Giuliana Esteves Biscoito de Amaranto Ingredientes 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto 90g de manteiga sem sal 60g de açúcar mascavo 90g de açúcar refinado 1 ovo fresco 1 colher (café) de fermento em pó (químico) 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de leite 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional) Modo de Preparo Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espal

Diferença entre alimentos estragados e contaminados

por  Dra. Evelin Ligabue da Silva – Nutricionista RS Ao contrário do que muitos pensam, há uma considerável diferença entre alimentos estragados e alimentos contaminados. Um alimento estragado contém microorganismos deteriorantes. Esses microorganismos alteram as características do alimento, como a cor, odor, sabor e textura, e por isso são rejeitados pelos consumidores. Por outro lado, o alimento contaminado contém microorganismos patogênicos. Neste caso, os alimentos não apresentam alterações nas suas características, e são consumidos sem que se perceba qualquer problema. Aí está o risco, pois os microorganismos patogênicos causam doenças e são grandes responsáveis pelos surtos alimentares. Os sintomas podem variar, mas incluem náuseas, cansaço, dor de cabeça, dor abdominal, vômitos e diarréia. Vejamos alguns exemplos de microorganismos patogênicos: Salmonella sp - podem ser encontradas em ovos e carnes; Staphilococcus aureus - podem ser encontradas em carnes