Gordura Saturada x Gordura Insaturada



Ontém (23/03/10) foi exibido no Jornal Nacional uma pesquisa em Harvard, nos Estados Unidos, uma revisão de 8 estudos que envolveram mais de 13 mil pessoas e eles concluíram que aqueles que deixaram de lado a gordura saturada e passaram a consumir a insaturada passaram a ter um risco 19% menor de ter um problema no coração. 

Os pesquisadores concluíram também que, cada vez que você aumenta em 5% o consumo de gorduras insaturadas, a boa gordura, você reduz em 10% o risco de problemas no coração.

Mas os estudiosos ressaltam que a dieta perfeita não é baseada só nessas gorduras insaturadas. Os legumes, as verduras, as frutas também têm lugar garantido em uma vida saudável.

Gorduras Saturadas = é a gordura animal: carnes em geral, frangos, miúdos.

Gorduras Trans = presentes em produtos industrializados ("gordura vegetal"), presentes em biscoitos, bolos confeitados e alguns salgadinhos (empadas, pastel assado).

As gorduras saturadas e trans contribuem para o aumento do colesterol ruim - LDL, entupindo as artérias, podendo levar ao infarto ou derrame cerebral.

Gorduras Insaturadas = são mais saudáveis, encontra-se nos alimentos: abacate, nozes, óleos vegetais (girassol, canola, soja, milho, azeite de oliva extra-virgem, peixes (salmão, sardinha, atum). Essas gorduras boas, aumenta o nível do colesterol bom - HDL.

Então, vamos incluir mais gordura insaturada em nossa alimentação e proteger nosso coração!

Mais informações sobre gorduras, leiam as matérias: Gorduras Trans - O que é?


Abraços a todos!


Fonte: Jornal Nacional 
Imagem: Imageshack

4 comentários:

jefhcardoso disse...

Nilza,gostei muito do seu blog, principalmente desse post. Estou fazendo no meu blog, O Diario de Bronson, um obeso que está fazendo reeducação alimentar, gostaria de sua opinião.Abraço Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com

25/3/10
welze disse...

é bom que se torne muito popular tudo o que cerca a gordura. os benefícios e malefícios e os tipos, pois tem gente que na necessidade de diminuir colesterol, emagrecer ou sei lá mais o que, corta todo e qualquer tipo de gordura de sua alimentação sem entender que assim, está caminhando para outros problemas de falta de saúde.

25/3/10
Débora Barcellos disse...

Adorei o blog!Tenho uma filha de 5 anos e ao fazer um exame de sangue de rotina detectamos que o colesterol esta muito alto!Estou com uma enorme dificuldade de encontar na internet uma lista de alimentos bons e ruins para o clesterol...então aí vai uma dica de matéria rs...
Um abraço

5/7/10
Dra Kilza Miranda disse...

Olá, seja bem-vinda! Já anotamos a sua dica de matéria, retorne em breve para visualizá-la! Abraços!

6/7/10

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO