Pular para o conteúdo principal

Gordura Saturada x Gordura Insaturada



Ontém (23/03/10) foi exibido no Jornal Nacional uma pesquisa em Harvard, nos Estados Unidos, uma revisão de 8 estudos que envolveram mais de 13 mil pessoas e eles concluíram que aqueles que deixaram de lado a gordura saturada e passaram a consumir a insaturada passaram a ter um risco 19% menor de ter um problema no coração. 

Os pesquisadores concluíram também que, cada vez que você aumenta em 5% o consumo de gorduras insaturadas, a boa gordura, você reduz em 10% o risco de problemas no coração.

Mas os estudiosos ressaltam que a dieta perfeita não é baseada só nessas gorduras insaturadas. Os legumes, as verduras, as frutas também têm lugar garantido em uma vida saudável.

Gorduras Saturadas = é a gordura animal: carnes em geral, frangos, miúdos.

Gorduras Trans = presentes em produtos industrializados ("gordura vegetal"), presentes em biscoitos, bolos confeitados e alguns salgadinhos (empadas, pastel assado).

As gorduras saturadas e trans contribuem para o aumento do colesterol ruim - LDL, entupindo as artérias, podendo levar ao infarto ou derrame cerebral.

Gorduras Insaturadas = são mais saudáveis, encontra-se nos alimentos: abacate, nozes, óleos vegetais (girassol, canola, soja, milho, azeite de oliva extra-virgem, peixes (salmão, sardinha, atum). Essas gorduras boas, aumenta o nível do colesterol bom - HDL.

Então, vamos incluir mais gordura insaturada em nossa alimentação e proteger nosso coração!

Mais informações sobre gorduras, leiam as matérias: Gorduras Trans - O que é?


Abraços a todos!


Fonte: Jornal Nacional 
Imagem: Imageshack

Comentários

Jeferson Cardoso disse…
Nilza,gostei muito do seu blog, principalmente desse post. Estou fazendo no meu blog, O Diario de Bronson, um obeso que está fazendo reeducação alimentar, gostaria de sua opinião.Abraço Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com
welze disse…
é bom que se torne muito popular tudo o que cerca a gordura. os benefícios e malefícios e os tipos, pois tem gente que na necessidade de diminuir colesterol, emagrecer ou sei lá mais o que, corta todo e qualquer tipo de gordura de sua alimentação sem entender que assim, está caminhando para outros problemas de falta de saúde.
Adorei o blog!Tenho uma filha de 5 anos e ao fazer um exame de sangue de rotina detectamos que o colesterol esta muito alto!Estou com uma enorme dificuldade de encontar na internet uma lista de alimentos bons e ruins para o clesterol...então aí vai uma dica de matéria rs...
Um abraço
Olá, seja bem-vinda! Já anotamos a sua dica de matéria, retorne em breve para visualizá-la! Abraços!

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Receitas com Amaranto

Por Giuliana Esteves Biscoito de Amaranto Ingredientes 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto 90g de manteiga sem sal 60g de açúcar mascavo 90g de açúcar refinado 1 ovo fresco 1 colher (café) de fermento em pó (químico) 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de leite 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional) Modo de Preparo Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espal

Diferença entre alimentos estragados e contaminados

por  Dra. Evelin Ligabue da Silva – Nutricionista RS Ao contrário do que muitos pensam, há uma considerável diferença entre alimentos estragados e alimentos contaminados. Um alimento estragado contém microorganismos deteriorantes. Esses microorganismos alteram as características do alimento, como a cor, odor, sabor e textura, e por isso são rejeitados pelos consumidores. Por outro lado, o alimento contaminado contém microorganismos patogênicos. Neste caso, os alimentos não apresentam alterações nas suas características, e são consumidos sem que se perceba qualquer problema. Aí está o risco, pois os microorganismos patogênicos causam doenças e são grandes responsáveis pelos surtos alimentares. Os sintomas podem variar, mas incluem náuseas, cansaço, dor de cabeça, dor abdominal, vômitos e diarréia. Vejamos alguns exemplos de microorganismos patogênicos: Salmonella sp - podem ser encontradas em ovos e carnes; Staphilococcus aureus - podem ser encontradas em carnes