Pular para o conteúdo principal

Orientações Nutricionais para uma Vida Saudável


1-Mastigue bem os alimentos, comendo devagar para facilitar a digestão e saborear os alimentos;


2-Procure fazer as refeições em lugar tranqüilo, evitando outro tipo de atividade enquanto se alimenta, como por exemplo, assistir TV;


3-Fazer em torno de 5 a 6 refeições diárias, evitando longos períodos de jejum (ficar mais do que 4 horas sem se alimentar);


4-Ingerir em torno de 3 litros de líquidos durante o dia, água, sucos, chás, pois auxilia no funcionamento do intestino, transporte dos nutrientes e excreção das substâncias tóxicas;


5-Evite a ingestão de líquidos durante as refeições, pois dificulta a digestão, absorção e utilização dos nutrientes, o ideal é ingerir líquidos 30 min. antes ou 1 hora depois das grandes refeições (almoço e jantar);


6-Dar preferência para as preparações com menor teor de gorduras evitando assim o consumo de toucinho, bacon, torresmo, banha, margarina, manteiga e maionese. Veja a receita da Maionese de Soja, bem mais saudável!


7-Não reutilize o óleo de fritura, pois contém substâncias nocivas ao organismo;


8-Dar preferência às preparações assadas, grelhadas, ensopadas e assadas;


9-Substitua os queijos amarelos com alto teor de gorduras como parmesão, mussarela, provolone, por queijos brancos como minas frescal, ricota e cottage. O ideal seria o consumo de queijo no máximo 1 x semana ou evitar totalmente;


10-Diminua o consumo de carne vermelha e dê preferência às carnes brancas (frango ou peixe), magras e sem pele;


11-Inclua a soja em sua alimentação regularmente e se beneficie de suas propriedades nutritivas e funcionais;


12-Os alimentos ricos em açúcar devem ser reduzidos. Substitua os doces por frutas e os refrigerantes por sucos de frutas;


13-Evitar o fumo e a ingestão de bebidas alcoólicas;


14-Dar preferência aos produtos naturais evitando os industrializados, que geralmente contém grandes quantidades de gordura, açúcar, aditivos e sal (habitue-se a ler os rótulos);


15-Utilize condimentos naturais para temperar a sua alimentação como: orégano, limão, alho, cebola, salsa, cebolinha, evitando assim o consumo de molhos ricos em gorduras e o excesso de sal (knorr, sazon, molhos prontos...);


16-Aumente a ingestão de frutas, verduras e legumes e aproveite sempre que possível as cascas e os bagaços. As fibras contidas nestes alimentos ajudam o organismo no controle da glicose, colesterol, hipertensão e no funcionamento do intestino;


17-Fazer atividade física regularmente contribui para o fortalecimento dos ossos, previne e trata do colesterol alto, hipertensão, diabetes e obesidade;


18-Procure manter o seu peso dentro da faixa da normalidade, evitando o sobrepeso, a obesidade e demais doenças;


19-Aumentar o consumo de alimentos ricos em ômega 3: sardinha, atum, azeite extra-virgem, linhaça, óleo de soja e de girassol;


20-Aumentar o consumo de alimentos fontes de colina: brócolis, couve-flor, soja;


21-Evitar alimentos ricos em purinas: carnes vermelhas, caldo de carne, vísceras como fígado, rim, coração.

Siga as dicas e tenha uma Vida Saudável! Abraços

Comentários

welze disse…
é incrível como a gente sabe e dá sugestão de como levar uma vida saudável. o problema é que as vezes a gente mesmo sabendo disso, se esquece e quase acaba pisando na jaca. é bom alguém aparecer nessas horas e nos lembrar do que se deve fazer. nos lembrar do que é bom para nos mantermos bem.
Kilza Miranda disse…
Olá Welze seja bem-vinda ao [Dicas de Nutrição]!
É importante sempre lembrar das dicas acima, inclusive dá até para perder uns quilinhos!!

Boa semana!

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG

Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame.
Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta.

Alimentos constipantes indicados na diarréia: Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena, farinha de a…

Dicas Nutricionais para Ganho de Peso em Crianças

O baixo peso apresenta risco de desenvolvimento insatisfatório, o seu crescimento e o processo de aprendizagem podem ficar prejudicados, temporariamente ou definitivamente, vai depender da gravidade e do período em que a criança permanecer com peso baixo. Por isso, é importante buscar alternativas que recuperem o estado nutricional da criança o mais rápido possível:
* Separe a refeição em um prato individual para se ter certeza do quanto à criança está realmente ingerindo; * Esteja presente junto às refeições mesmo que a criança já coma sozinha, você poderá ajudá-la se necessário; * Não apresse a criança, é necessário ter paciência e bom humor; * Alimente a criança tão logo ela demonstre fome. Se a criança esperar muito ela perde o apetite; * Não force a criança a comer, isso aumenta o estresse e diminui ainda mais o apetite. As refeições devem ser tranqüilas e felizes; * Acrescente Azeite de Oliva Extra Virgem nas refeições para aumentar o valor calórico da dieta: para crianças menores de …