Pólen, que alimento é esse?



Ontém (28/05/10) foi exibido no Globo Repórter, os benefícios do pólen, principalmente para o envelhecimento e na recuperação de energias.



O pólen é a comida de abelha. “O pólen é a principal fonte protéica da abelha. O néctar é a fonte de carboidratos, o pólen é a fonte de proteínas, minerais e lipídeos. Sem ele, o enxame não se desenvolve. Em poucos dias, três, quatro dias, ele pode definhar e morrer”, explica Lídia Barreto, do Centro de Estudos Apícolas da UNITAU



“O pólen no nosso meio é conhecido como bifinho verde. E ele tem uma composição físico-química básica de proteínas similar a um bife, em torno de 20%. Ele tem lipídeos. Esse lipídeo é um lipídeo muito bom com propriedades antioxidantes. É uma gordura, mas uma gordura boa”, destaca Lídia Barreto, coordenadora do Centro de Estudos Apícolas da UNITAU.

O pólen também é rico em vitaminas do complexo B, que ajudam, por exemplo, no funcionamento do sistema nervoso central, na prevenção e tratamento de cataratas.

A recomendação é ingerir 5 gramas por dia, o equivalente a uma colher de sopa, mas ele não precisa ser puro. O pólen está sendo testado como ingrediente na culinária. E já existem maneiras bem mais saborosas de garantir a dose diária desse alimento.



6 comentários:

Janaína disse...

Olá!
Passando para uma visita e para avisar que tem selinho, lá no blog, para o Dicas de Nutrição!
Beijos!

1/6/10
Joyce Camargo disse...

Bacana o post!

Quem diria, o pólen! Se é bom pra abelha, porque não seria para nós? =) rs.
O único detalhe é que há muitas pessoas alérgicas ao pólen... Essas tem que ter cuidado.

Abraço!

1/6/10
Kilza Miranda disse...

Ei Joyce realmente o pólen tem muitos benefícios, mas esse detalhe da alergia ficou bem colocado, obrigada! Volte sempre! Abraços!

1/6/10
Jerri Zanusso disse...

Olá. Bem ponderada a questão da alergia! O problema não é o pólen em sí, mas a diversidade da origem botânica que o compõe. A exemplo, muitas pessoas são alérgicas à Aroeira, que é uma espécie visitada pelas abelhas. Ainda: para as abelhas existe um pólen prejudicial (alguns dizem tóxico), como exemplo cito o Barbatimão. Ainda, cabe lembrar cuidado no excesso, pois o org. vivo necessita dos elementos certos (AA's) na "hora certa" e na proporção requerida... A sobrecarga tem um custo para os organismos, além de colocarmos $$$ fora! Saudações à todos! Prof. Jerri Zanusso - UFPEL - prof. regente da disc. de Apicultura

7/6/10
Kilza Miranda disse...

Boa noite Prof. Jerri Zanusso, muito boa a explicação. Obrigada pela visita e contribuição ao Blog!

Abraços,

Dra Kilza Miranda

7/6/10
RONALD FORNECEDOR/SUPLLY-SHOP disse...

OLÁ PESSOAL, QUERO DEIXAR REGISTRADO, OS BENEFICIOS QUE O POLEN PROPORCIONA AOS SEU USUARIOS, EM APENAS POUCOS DIAS, JÁ SINTO TOTAL DIFERENÇA PARA MELHOR EM MEU CORPO!UM OTIMO PRODUTO! FIQUEM COM DEUS - Ronald Silva/Fornecedor.

29/3/11

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO