Pular para o conteúdo principal

Pólen, que alimento é esse?



Ontém (28/05/10) foi exibido no Globo Repórter, os benefícios do pólen, principalmente para o envelhecimento e na recuperação de energias.



O pólen é a comida de abelha. “O pólen é a principal fonte protéica da abelha. O néctar é a fonte de carboidratos, o pólen é a fonte de proteínas, minerais e lipídeos. Sem ele, o enxame não se desenvolve. Em poucos dias, três, quatro dias, ele pode definhar e morrer”, explica Lídia Barreto, do Centro de Estudos Apícolas da UNITAU



“O pólen no nosso meio é conhecido como bifinho verde. E ele tem uma composição físico-química básica de proteínas similar a um bife, em torno de 20%. Ele tem lipídeos. Esse lipídeo é um lipídeo muito bom com propriedades antioxidantes. É uma gordura, mas uma gordura boa”, destaca Lídia Barreto, coordenadora do Centro de Estudos Apícolas da UNITAU.

O pólen também é rico em vitaminas do complexo B, que ajudam, por exemplo, no funcionamento do sistema nervoso central, na prevenção e tratamento de cataratas.

A recomendação é ingerir 5 gramas por dia, o equivalente a uma colher de sopa, mas ele não precisa ser puro. O pólen está sendo testado como ingrediente na culinária. E já existem maneiras bem mais saborosas de garantir a dose diária desse alimento.



Comentários

Janaína Macedo disse…
Olá!
Passando para uma visita e para avisar que tem selinho, lá no blog, para o Dicas de Nutrição!
Beijos!
Joyce Camargo disse…
Bacana o post!

Quem diria, o pólen! Se é bom pra abelha, porque não seria para nós? =) rs.
O único detalhe é que há muitas pessoas alérgicas ao pólen... Essas tem que ter cuidado.

Abraço!
Ei Joyce realmente o pólen tem muitos benefícios, mas esse detalhe da alergia ficou bem colocado, obrigada! Volte sempre! Abraços!
Jerri Zanusso disse…
Olá. Bem ponderada a questão da alergia! O problema não é o pólen em sí, mas a diversidade da origem botânica que o compõe. A exemplo, muitas pessoas são alérgicas à Aroeira, que é uma espécie visitada pelas abelhas. Ainda: para as abelhas existe um pólen prejudicial (alguns dizem tóxico), como exemplo cito o Barbatimão. Ainda, cabe lembrar cuidado no excesso, pois o org. vivo necessita dos elementos certos (AA's) na "hora certa" e na proporção requerida... A sobrecarga tem um custo para os organismos, além de colocarmos $$$ fora! Saudações à todos! Prof. Jerri Zanusso - UFPEL - prof. regente da disc. de Apicultura
Boa noite Prof. Jerri Zanusso, muito boa a explicação. Obrigada pela visita e contribuição ao Blog!

Abraços,

Dra Kilza Miranda

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas