Pular para o conteúdo principal

Pólen, que alimento é esse?



Ontém (28/05/10) foi exibido no Globo Repórter, os benefícios do pólen, principalmente para o envelhecimento e na recuperação de energias.



O pólen é a comida de abelha. “O pólen é a principal fonte protéica da abelha. O néctar é a fonte de carboidratos, o pólen é a fonte de proteínas, minerais e lipídeos. Sem ele, o enxame não se desenvolve. Em poucos dias, três, quatro dias, ele pode definhar e morrer”, explica Lídia Barreto, do Centro de Estudos Apícolas da UNITAU



“O pólen no nosso meio é conhecido como bifinho verde. E ele tem uma composição físico-química básica de proteínas similar a um bife, em torno de 20%. Ele tem lipídeos. Esse lipídeo é um lipídeo muito bom com propriedades antioxidantes. É uma gordura, mas uma gordura boa”, destaca Lídia Barreto, coordenadora do Centro de Estudos Apícolas da UNITAU.

O pólen também é rico em vitaminas do complexo B, que ajudam, por exemplo, no funcionamento do sistema nervoso central, na prevenção e tratamento de cataratas.

A recomendação é ingerir 5 gramas por dia, o equivalente a uma colher de sopa, mas ele não precisa ser puro. O pólen está sendo testado como ingrediente na culinária. E já existem maneiras bem mais saborosas de garantir a dose diária desse alimento.



Comentários

Janaína Macedo disse…
Olá!
Passando para uma visita e para avisar que tem selinho, lá no blog, para o Dicas de Nutrição!
Beijos!
Joyce Camargo disse…
Bacana o post!

Quem diria, o pólen! Se é bom pra abelha, porque não seria para nós? =) rs.
O único detalhe é que há muitas pessoas alérgicas ao pólen... Essas tem que ter cuidado.

Abraço!
Ei Joyce realmente o pólen tem muitos benefícios, mas esse detalhe da alergia ficou bem colocado, obrigada! Volte sempre! Abraços!
Jerri Zanusso disse…
Olá. Bem ponderada a questão da alergia! O problema não é o pólen em sí, mas a diversidade da origem botânica que o compõe. A exemplo, muitas pessoas são alérgicas à Aroeira, que é uma espécie visitada pelas abelhas. Ainda: para as abelhas existe um pólen prejudicial (alguns dizem tóxico), como exemplo cito o Barbatimão. Ainda, cabe lembrar cuidado no excesso, pois o org. vivo necessita dos elementos certos (AA's) na "hora certa" e na proporção requerida... A sobrecarga tem um custo para os organismos, além de colocarmos $$$ fora! Saudações à todos! Prof. Jerri Zanusso - UFPEL - prof. regente da disc. de Apicultura
Boa noite Prof. Jerri Zanusso, muito boa a explicação. Obrigada pela visita e contribuição ao Blog!

Abraços,

Dra Kilza Miranda

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Receitas com Amaranto

Por Giuliana Esteves Biscoito de Amaranto Ingredientes 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto 90g de manteiga sem sal 60g de açúcar mascavo 90g de açúcar refinado 1 ovo fresco 1 colher (café) de fermento em pó (químico) 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de leite 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional) Modo de Preparo Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espal

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas