Pular para o conteúdo principal

Receitas para Hipertensos




Por Manoela Oliveira



 A hipertensão arterial ou “pressão alta” significa que a pressão arterial está acima do normal (superior a 140x90mmHg) e ocorre quando o sangue exerce muita força sobre as paredes dos vasos sanguíneos. Essa força normalmente é medida por um aparelho conhecido como tensiômetro.

As causas da hipertensão são advindas de vários fatores como, por exemplo, pré-disposição genética, doenças renais e principalmente de hábitos de vida e alimentares da atualidade. Sendo assim alguns cuidados específicos devem ser tomados pra que não haja o agravo da doença ou, para quem não a possui, não venha a desenvolvê-la.

A seguir você pode conferir algumas receitas gostosas e saudáveis, que podem lhe ajudar no controle da sua pressão arterial.

Peixe Grelhado com Alecrim
Ingredientes:
1 Kg de Filé de peixe
10g de Alecrim fresco
300g de Farinha de trigo
50g de Margarina s/ sal
5 Limões

Modo de preparo: Temperar o peixe c/ limão. Reservar. Em um prato, misturar a farinha e o alecrim. Passar o peixe nessa mistura e grelhar.

Salada Catalan
Ingredientes:
500g de Cenoura
300g de Maçã
100g de Uva Passas
200 mL de Iogurte natural
1 Limão

Modo de preparo: Higienizar, descascar e ralar a cenoura e a maçã. Colocar a maçã de molho em água com limão. Misturar a cenoura, maçã, as passas e o iogurte natural.

Jardineira de Legumes
Ingredientes:
150g de Vagem
200g de Chuchu
200g de Cenoura
100g de Beterraba ralada
Salsa e cebolinha a gosto
Óleo vegetal para untar
Margarina de milho sem sal - 02 colheres de sobremesa
01 dente grande de alho
01 xícara de cebola ralada

Modo de Fazer: Lave bem os legumes e corte em quadradinhos, com exceção da beterraba que depois de higienizada deve ser ralada.
Cozinhe "al dente" os legumes, escorra-os. À parte, coloque numa panela a margarina, o alho e a cebola, frite-os, daí então coloque os legumes cozidos sem mexer muito por uns dez minutos. Coloque então num pirex untado e salpique com a salsa e a cebolinha e a beterraba ralada. Coloque no forno por aproximadamente 10 minutos. Sirva quente.

Taça de Frutas
Ingredientes:
50g de morangos
50g de kiwi
50g de manga
10g de maracujá com semente
20g de açúcar refinado
20g de iogurte desnatado

Modo de Preparo: Lavar os morangos, manga e descascar o kiwi. Cortar a metade em cubinhos. Colocar na taça. Misturar ao iogurte o açúcar e adicionar por cima das frutas picadas. Dispor por cima do creme pedaços das frutas e regar com suco de maracujá com as sementes e açúcar.

Sanduíche de Rúcula
Ingredientes:
1 colher (sopa) de ricota passada pela peneira (25g)
1/2 cenoura ralada (cerca de 50g)
2 colheres (sopa) de tomate picado (60g)
cebola ralada à gosto
3 colheres (chá) de maionese baixo colesterol e baixa caloria (90g)
2 fatias de pão integral (cerca de 50g)
folhas de rúcula a gosto
 
Modo de Preparo: Junte a ricota, a cenoura, o tomate, a cebola, e a maionese e misture bem. Espalhe em cada fatia de pão, uma camada generosa deste recheio. Coloque folhas de rúcula e tampe com outra fatia de pão. Corte o sanduíche ao meio e decore a gosto.

BAIXE O EBOOK GRATUITO com mais receitas!

Fontes:
SESAB. Disponível em: < http://www.saude.ba.gov.br/portalsesab/index.php?option=com_content&view=article&id=171&catid=3&Itemid=18>. Acesso em: 28 jun. 2010
Clínica Agnello. Disponível em: . Acesso em: 27 jun. 2010.





Comentários

Selma disse…
Otima matéria, adorei as receitas!!
bjks !!
Manoela Oliveira disse…
Fico feliz em saber que gostou Selma. Fique ligada no nosso site e sempre verá novas matérias! Obrigada pela visita!!
Fabiana Santos disse…
Muito boa a matéria. Uma boa alimentação realmente é muito importante para o controle de inúmeras doenças. Eu gostaria de colocar uma matéria que achei muito interessante também sobre dicas de alimentação para hipertensos.

Espero que complemente o que já foi dito no site. Parabéns pela matéria.

Abraços...
Manoela Oliveira disse…
Obrigada Fabiana, percebi que estás ligada em boa alimentação e saúde não é?! E obrigada também por colaborar com outras informações.Fique ligada no nosso site e sempre verá novas matérias! Obrigada pela visita!!
anne disse…
Adorei as dicas, essa taça de frutas parece ser ótima. Parabéns pela matéria!
Manoela Oliveira disse…
Com toda certeza Anne, é uma delícia além de ser super nutritiva e saudável. Obrigada por sua visita e não deixe de nos visitar sempre.

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG

Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame.
Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta.

Alimentos constipantes indicados na diarréia: Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena, farinha de a…

Dicas Nutricionais para Ganho de Peso em Crianças

O baixo peso apresenta risco de desenvolvimento insatisfatório, o seu crescimento e o processo de aprendizagem podem ficar prejudicados, temporariamente ou definitivamente, vai depender da gravidade e do período em que a criança permanecer com peso baixo. Por isso, é importante buscar alternativas que recuperem o estado nutricional da criança o mais rápido possível:
* Separe a refeição em um prato individual para se ter certeza do quanto à criança está realmente ingerindo; * Esteja presente junto às refeições mesmo que a criança já coma sozinha, você poderá ajudá-la se necessário; * Não apresse a criança, é necessário ter paciência e bom humor; * Alimente a criança tão logo ela demonstre fome. Se a criança esperar muito ela perde o apetite; * Não force a criança a comer, isso aumenta o estresse e diminui ainda mais o apetite. As refeições devem ser tranqüilas e felizes; * Acrescente Azeite de Oliva Extra Virgem nas refeições para aumentar o valor calórico da dieta: para crianças menores de …

Orientações Nutricionais para uma Vida Saudável

1-Mastigue bem os alimentos, comendo devagar para facilitar a digestão e saborear os alimentos;

2-Procure fazer as refeições em lugar tranqüilo, evitando outro tipo de atividade enquanto se alimenta, como por exemplo, assistir TV;

3-Fazer em torno de 5 a 6 refeições diárias, evitando longos períodos de jejum (ficar mais do que 4 horas sem se alimentar);

4-Ingerir em torno de 3 litros de líquidos durante o dia, água, sucos, chás, pois auxilia no funcionamento do intestino, transporte dos nutrientes e excreção das substâncias tóxicas;

5-Evite a ingestão de líquidos durante as refeições, pois dificulta a digestão, absorção e utilização dos nutrientes, o ideal é ingerir líquidos 30 min. antes ou 1 hora depois das grandes refeições (almoço e jantar);

6-Dar preferência para as preparações com menor teor de gorduras evitando assim o consumo de toucinho, bacon, torresmo, banha, margarina, manteiga e maionese. Veja a receita da Maionese de Soja, bem mais saudável!

7-Não reutilize o óleo de fritura, …