Pular para o conteúdo principal

Estou com diarréia e agora?



A diarréia é definida como eliminação freqüente de fezes moles e aquosas, considera-se como o aumento do número de evacuações e modificação da consistência das fezes. A causa mais freqüente é devido a intoxicação alimentar, mas pode ocorrer também devido ao consumo exagerado de alimentos laxativos (como ameixas) e o uso de determinados medicamentos. A tensão emocional causadora da síndrome do CÓLON IRRITÁVEL pode interromper o padrão normal do funcionamento do intestino, alternando episódios de diarréia e de prisão de ventre. A colite e a doença de crohn, distúrbios inflamatórias do intestino, produzem sintomas semelhantes.


Em muitos casos, entretanto, a diarréia se desenvolve sem qualquer causa identificável a não ser que o problema persista ou se torne freqüente não há motivo para preocupação.

A maioria dos casos de diarréia são de menor importância e curta duração, e podem ser tratadas com dietas simples.

Inicie diminuindo alimentos sólidos e ingerindo líquidos para evitar a desidratação. Beber meia xícara de algum líquido ( menos sucos de frutas como laranja, mamão) a cada 15 minutos costuma ser suficiente. Os líquidos mais indicados são água e chá de ervas, e claro o soro caseiro, sendo muito fácil de preparar, adicione 1 colher de sopa rasa de açúcar e uma pitada de sal em um copo de água fervida ou filtrada. Em caso de utilização de produtos comerciais usados para reidratação de esportistas, verifique antes o teor de açúcar, que não pode passar de 10% para não agravar os sintomas.

Os caldos também ajudam a repor os sais e outros minerais perdidos com a diarréia, especialmente o caldo de galinha.

Quando tiver vontade de ingerir algum alimento, comece com alimentos leves que ¨prendam o intestino¨ como maçãs, bananas e frutas com alto teor de pectina ajudam a conter a diarréia, razão pela qual o suco de maçã sem açúcar tem grande destaque na dieta. Entre outros alimentos indicados, as bolachas salgadas ajudam a repor o sódio e o potássio perdidos. À medida que o intestino voltar ao normal, acrescente batatas, em purê ou cozidas sem casca e ovos cozidos ou pochê (fritos na água).

Evite o leite até que os sintomas desapareçam, pois alguns microorganismos causadores da diarréia podem comprometer temporariamente a capacidade de digerir o leite. O consumo de iogurte é recomendado, pois ajuda na recuperação da flora intestinal. As frutas cozidas e os purês de frutas e verduras também são bem tolerados. Não consuma frutas cruas, vegetais com alto teor de fibras (saladas), gorduras e cereais integrais até que o funcionamento do intestino volte ao normal. Como o álcool provoca a desidratação e a cafeína estimula o intestino, as bebidas alcóolicas e o café devem ser evitados nas primeiras 48 horas após ter cessado a diarréia.

Seguindo essas indicações alimentares o reestabelecimento das funções intestinais será o mais rápido e eficiente, garantindo assim uma plena recuperação da saúde.

Comentários

Eu tenho tanta prisão de ventre que até gosto quando estou com diarréia, mas aí tomo muito liquido para não desidratar... ótima noite, beijos
cristiane disse…
Bom dia!!

Com certeza a ingestão de líquidos é fundamental para repor os minerais perdidos e evitar a hidratação.No seu caso , continue ingerindo bastante liquidos para que melhore sua função intestinal e a prática de atividade física frequente ajuda bastante também além do consumo de fibras... Muito obrigada pelo comentário. Um abraço!!

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas