Pular para o conteúdo principal

Maracujá



Maracujá, nome popular dado a várias espécies do gênero Passiflora (maior família Passifloracea) vem de maraú-ya, que para os indígenas significa “fruto de sorver” ou “polpa que se toma de sorvo”.

Vários estudos indicam a presença de substâncias polifenólicas, ácidos graxos e poliinsaturados e fibras e substâncias que indicam o potencial do maracujá como um alimento funcional (alimentos que além da sua função de nutrição, podem prevenir ou auxiliar na recuperação de determinadas doenças). Porém o maracujá é famoso por seu ativo calmante, rico em vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, ferro e fósforo. Quando ingerido é fonte de beta caroteno (transformando em vitamina A), vitaminas: C, B2 (riboflavina) e B3 (niacina). Além disso, contém uma substância  chamada passiflora ou maracujina que têm como propriedade sedativa que não causa dependência.
Na forma de suco e chá, é indicado para distúrbios do sono (insônia), transtornos da ansiedade, dores de cabeça de origem nervosa, palpitações, pressão alta, perturbações nervosas decorrentes da menopausa e dores espasmódicas. Através da sua casca, faz-se a farinha do maracujá que é rica em pectina (fração de fibra solúvel que têm a capacidade de reter água formando géis viscosos que retardam o esvaziamento gástrico e o trânsito intestinal), possui um efeito redutor da glicemia (no controle do diabetes) e diminui a taxa de glicose e colesterol no sangue.

A seguir veja algumas receitas:

FARINHA DE MARACUJÁ:

Ingredientes:
- Maracujás firmes e sem rugas;
- 1 colher de sopa por litro de água de bicarbonato de sódio ou vinagre;

Modo de preparo:
- Lavar os maracujás e deixar de molho por 20 minutos na solução com vinagre ou bicarbonato de sódio e em seguida passar em água corrente;
- Cortar o maracujá, retirar a polpa e cortar a casca em tiras;
- Colocar em uma assadeira e assar por 30 minutos (mexer algumas vezes);
- Após ficarem secas e torradas, deixe esfriar;
- Retirar da assadeira e bater no liquidificador ou processador, até obter uma farinha;
- Peneirar e guardar em um recipiente limpo com tampa.

OBS:
- A polpa que sobrou, deve ser utilizada para fazer o suco;
- E para melhorar a ação da farinha, não esquecer de beber água;
- Para auxiliar na dieta, consumir 30 minutos antes do almoço e do jantar 1 colher de sopa.

CHÁ DE MARACUJÁ

Ingredientes:
- Maracujá amarelo

Modo de preparo
- Raspar a polpa (com a semente) e deixar ferver por 15 minutos.

OBS:
- Pode-se fazer uma calda de açúcar, até que se forme um caramelo e em seguida colocar o chá sobre esse caramelo e apreciar.                                                                                 


FONTES:
JAREBRO, D. I; QUEIROZ, M.S; RAMOS, A.T. et al. Efeito da farinha da casca do maracujá amarelo (Passiflora edulis F. flavicarpa Deg)nos níveis glicêmicos e lipídicos de pacientes tipo 2.Rev. bras. Farmacognosia . 18 : 724-732 , TAB . Dezembro 2008.
ZERAIK , M. L ; PEREIRA, C.M; ZUIN, V. G.; YARIWAKE , JANETE,H.Maracujá: um alimento funcional. Rev. bras. Farmacognosia . 20 ( 3): 459-471 , TAB. Julho 2010.

ARENA, E.P. Guia prático de fitoterapia em nutrição. Editora Metha, 1 ed, 2008.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Receitas com Amaranto

Por Giuliana Esteves Biscoito de Amaranto Ingredientes 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto 90g de manteiga sem sal 60g de açúcar mascavo 90g de açúcar refinado 1 ovo fresco 1 colher (café) de fermento em pó (químico) 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de leite 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional) Modo de Preparo Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espal