Pular para o conteúdo principal

Maracujá



Maracujá, nome popular dado a várias espécies do gênero Passiflora (maior família Passifloracea) vem de maraú-ya, que para os indígenas significa “fruto de sorver” ou “polpa que se toma de sorvo”.

Vários estudos indicam a presença de substâncias polifenólicas, ácidos graxos e poliinsaturados e fibras e substâncias que indicam o potencial do maracujá como um alimento funcional (alimentos que além da sua função de nutrição, podem prevenir ou auxiliar na recuperação de determinadas doenças). Porém o maracujá é famoso por seu ativo calmante, rico em vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, ferro e fósforo. Quando ingerido é fonte de beta caroteno (transformando em vitamina A), vitaminas: C, B2 (riboflavina) e B3 (niacina). Além disso, contém uma substância  chamada passiflora ou maracujina que têm como propriedade sedativa que não causa dependência.
Na forma de suco e chá, é indicado para distúrbios do sono (insônia), transtornos da ansiedade, dores de cabeça de origem nervosa, palpitações, pressão alta, perturbações nervosas decorrentes da menopausa e dores espasmódicas. Através da sua casca, faz-se a farinha do maracujá que é rica em pectina (fração de fibra solúvel que têm a capacidade de reter água formando géis viscosos que retardam o esvaziamento gástrico e o trânsito intestinal), possui um efeito redutor da glicemia (no controle do diabetes) e diminui a taxa de glicose e colesterol no sangue.

A seguir veja algumas receitas:

FARINHA DE MARACUJÁ:

Ingredientes:
- Maracujás firmes e sem rugas;
- 1 colher de sopa por litro de água de bicarbonato de sódio ou vinagre;

Modo de preparo:
- Lavar os maracujás e deixar de molho por 20 minutos na solução com vinagre ou bicarbonato de sódio e em seguida passar em água corrente;
- Cortar o maracujá, retirar a polpa e cortar a casca em tiras;
- Colocar em uma assadeira e assar por 30 minutos (mexer algumas vezes);
- Após ficarem secas e torradas, deixe esfriar;
- Retirar da assadeira e bater no liquidificador ou processador, até obter uma farinha;
- Peneirar e guardar em um recipiente limpo com tampa.

OBS:
- A polpa que sobrou, deve ser utilizada para fazer o suco;
- E para melhorar a ação da farinha, não esquecer de beber água;
- Para auxiliar na dieta, consumir 30 minutos antes do almoço e do jantar 1 colher de sopa.

CHÁ DE MARACUJÁ

Ingredientes:
- Maracujá amarelo

Modo de preparo
- Raspar a polpa (com a semente) e deixar ferver por 15 minutos.

OBS:
- Pode-se fazer uma calda de açúcar, até que se forme um caramelo e em seguida colocar o chá sobre esse caramelo e apreciar.                                                                                 


FONTES:
JAREBRO, D. I; QUEIROZ, M.S; RAMOS, A.T. et al. Efeito da farinha da casca do maracujá amarelo (Passiflora edulis F. flavicarpa Deg)nos níveis glicêmicos e lipídicos de pacientes tipo 2.Rev. bras. Farmacognosia . 18 : 724-732 , TAB . Dezembro 2008.
ZERAIK , M. L ; PEREIRA, C.M; ZUIN, V. G.; YARIWAKE , JANETE,H.Maracujá: um alimento funcional. Rev. bras. Farmacognosia . 20 ( 3): 459-471 , TAB. Julho 2010.

ARENA, E.P. Guia prático de fitoterapia em nutrição. Editora Metha, 1 ed, 2008.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas