Pular para o conteúdo principal

TOMATE

Por Rosangela Bottari

O tomate é um fruto originário dos países andinos, desde o norte do Chile até a Colombia. Pertencente a família das Salonáceas, este fruto tem sua safra nos meses de janeiro e outubro que é o período com tendência de melhor preço e qualidade.

O tomate é fonte de vitaminas, minerais e licopeno.

O tomate e seus derivados são a mais rica fonte de licopeno. O licopeno é uma substância carotenóide que dá a cor avermelhada a alguns alimentos. O carotenóide por sua vez é um poderoso antioxidante que age contra os radicais livres.

Estudos têm demonstrado que o licopeno promove proteção contra os cânceres de próstata, pulmão, além de doenças cardiovasculares.

A melhor forma de consumir o tomate é atraves do molho cozido em óleo, pois a sua biodisponibilidade é maior.

Recomendação de consumo:
½ xícara/dia – equivale a 30mg (Licopeno)

Como conservar o tomate:

O tomate maduro é melhor conservado se colocado na parte inferior da geladeira e dentro de sacos plástico perfurados. Vale lembrar que o tomate cru não deve ser congelado, apenas o molho de tomate pode receber este tratamento.

Como higienizar o tomate:

Antes do consumo é importante lavar o tomate em água corrente e deixá-lo de molho em uma solução com 1 colher de sopa de água sanitária (sem perfume) e um litro de água por 15 minutos, após enxaguar com água filtrada. Esse procedimento reduz o número de microorganismos presente na parte externa do tomate.

Informação Nutricional (100g , com semente, cru)

Kcal - 15
Ptn (g) - 1,1
Carb (g) - 3,1
Lip (g) - 0,2
Fibra (g) - 1,2
Ca (g) - 7,0
Mg (mg) 11,0
Mn (mg) 0,07
P (mg) - 20,0
Fe (mg) - 0,2
Na (mg) - 1,0
K (mg) - 222,0
Cu (mg) - 0,04
Zn (mg) - 0,1
B1 (mg) - 0,12
B6 (mg) - 0,02
Vit C (mg) - 21,2


Bibliografia:
Lycopene as an antioxidant agent. Shami N J I S; Moreira, E A M; Rev. Nutr., Campinas, 17(2):227-236, abr./jun., 2004.

Tabela Brasileira de Composição Química dos Alimentos – TACO. Campinas . SP. 2006.

Conselho Regional de Nutricionista – 4ª Região. Safra de Legumes e Verduras.


Comentários

Moryba disse…
Olá!!
Coincidentemente, hoje postei em meu blog um artigo falando sobre o licopeno. Vale a pena dar uma olhadinha: www.morybadistribuidora.blogspot.com
Abraço
Natalia - Moryba Distribuidora
Mirian disse…
Amo tomate, como sempre!!!
OTIMA SEMANA,
BJ....
Anônimo disse…
Olá Natalia, sua matéria ficou ótima. Um abraço, Rosangela.

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas