Os Sucos Naturais a favor da Saúde Parte II

Por Rosangela Vecchi Bittar CRT 42435

Goiaba: contém ferro, tanino, vitamina A e muita vitamina C. Esta fruta promove o metabolismo das proteínas. Nem todas as pessoas digerem bem esta fruta. O uso popular do chá de suas folhas combate a diarréia. 
Graviola: rica em vitamina B,C,E excelente para diabéticos pois baixa glicose, para problemas hepáticos, anticancerígeno. O chá de suas folhas também guarda as mesmas propriedades.

Laranja: fortalece as defesas naturais do corpo por ser rica em vitamina C. Ajuda a combater resfriados, gripes, febres, possui efeito anti-hemorrágico, combate o cansaço, diurética, laxante, combate o estresse. Afina o sangue, bom para cardíacos, hipertensos, pessoas com problemas de colesterol, fígado, vesícula biliar, problemas reumáticos. 

Limão: é rico em vitaminas A, B1 e C e sais minerais, por isso ajudam a curar gripes e resfriados. O suco do limão com as cascas é excelente para problema de circulação em geral e hipertensão arterial, aumenta a imunidade. Tomar pela manhã 1 copo de água morna com suco de limão limpa o fígado. Estudos mostram os múltiplos usos do limão. 

Maçã: possui vitaminas B1, B2, ferro e fósforo. Auxilia na tonificação do organismo. Contém substâncias que protegem o fígado e facilita a digestão e funcionamento intestinal. É calmante. Protege a mucosa digestiva e cordas vocais.

Mamão: estimula e tonifica o organismo. Protege as mucosas dos intestinos. É uma fruta muito nutritiva, apresentando vitaminas A, C e do complexo B. Possui também sais minerais, tais como: ferro, cálcio e fósforo. Este fruto possui também a papaína, uma enzima que auxilia na digestão dos alimentos e absorção de nutrientes pelo organismo.

Manga: tem grande teor de beta caroteno, o que lhe confere propriedades antioxidante. É um ótimo regenerador do sangue. Excelente para pessoas com tipo sanguíneo “O”. O principal valor da manga está em seu alto teor vitamínico, principalmente de vitaminas A e C, variando, no caso da C, conforme a qualidade da manga. A rosa, por exemplo, é a que possui o percentual mais elevado. A vitamina “A”, que combate os radicais livres . Além das vitaminas A e C, a manga possui as vitaminas B1, B2 e B5. Contém ainda fósforo, cálcio, ferro, proteínas, gorduras e hidratos de carbono. Seu uso é recomendado em casos de bronquite e escorbuto, sendo depurativa do sangue. 

Maracujá: tem propriedades anti-sépticas e reforça o sistema imunológico, estimula a digestão e pode ser utilizado como calmante natural, é uma fruta ácida, portanto não indicada para quem tem problemas de acidez estomacal, gastrites. 

Melão é rico em potássio, indicado para cardíacos que fazem uso de diuréticos, para pessoas com problemas de fígado, hepatite, cirrose, renais, gota, artrite. É fortificante, diurético, anticoagulante (afina o sangue), bom nos casos de menopausa, ativa a circulação. 

Melancia: têm propriedades diuréticas, auxiliando o funcionamento dos rins. Só que a melancia é contra indicada para quem tem pressão alta. 

Morango: rico em vitamina AB,C, fósforo, ferro, ajuda na digestão, laxante, depurativo do fígado, auxilia na circulação sanguínea, excelente para anemia, estimula todas as funções do metabolismo. Tem propriedades adstringentes e diuréticas. Excelente para pessoas propensas a anemia. Aumenta a resistência do organismo, está incluído junto a amoreira, e a framboesa como frutas anticancerígenas. 

Pêssego: ajuda a tratar desde inflamação dos rins, erupções da pele, intestino preguiçoso e ácido úrico e doenças do coração. Rico em complexo B. 

Tangerina: os bagos são repletos de suco rico em ferro e vitaminas A, B1, B2 e C. A tangerina ajuda a tratar a febre, elimina toxinas, gripes, ácido úrico, retenção de líquidos, tensão nervosa, cansaço e excelente para problema de constipação intestinal.

Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta Especialista pela Universidade Federal de Pernambuco
Pesquisadora com Terapia Floral - Mestre em Reiki
Aromaterapeuta - Coordenadora das Práticas Integrativas e Complementares da Associação Brasileira de Alzheimer ABRAz– Regional Pernambuco gestão 2008-2011
Terapeuta Floral Voluntária da Oncologia do Hospital das Clínicas da UFPE
Cursos e Palestras - Atendimento em Recife - PE
E-mail rosangela.bittar@globo.com, rosangela.bittar@gmail.com
Contato: (81)8843-0584 e 8130-5882 Skype: rosangelaflorais
http://praticascomplementaresasaude.blogspot.com/
http://terapiafloralqualidadedevida.blogspot.com/

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO