Pular para o conteúdo principal

Os Sucos Naturais a favor da Saúde Parte II

Por Rosangela Vecchi Bittar CRT 42435

Goiaba: contém ferro, tanino, vitamina A e muita vitamina C. Esta fruta promove o metabolismo das proteínas. Nem todas as pessoas digerem bem esta fruta. O uso popular do chá de suas folhas combate a diarréia. 
Graviola: rica em vitamina B,C,E excelente para diabéticos pois baixa glicose, para problemas hepáticos, anticancerígeno. O chá de suas folhas também guarda as mesmas propriedades.

Laranja: fortalece as defesas naturais do corpo por ser rica em vitamina C. Ajuda a combater resfriados, gripes, febres, possui efeito anti-hemorrágico, combate o cansaço, diurética, laxante, combate o estresse. Afina o sangue, bom para cardíacos, hipertensos, pessoas com problemas de colesterol, fígado, vesícula biliar, problemas reumáticos. 

Limão: é rico em vitaminas A, B1 e C e sais minerais, por isso ajudam a curar gripes e resfriados. O suco do limão com as cascas é excelente para problema de circulação em geral e hipertensão arterial, aumenta a imunidade. Tomar pela manhã 1 copo de água morna com suco de limão limpa o fígado. Estudos mostram os múltiplos usos do limão. 

Maçã: possui vitaminas B1, B2, ferro e fósforo. Auxilia na tonificação do organismo. Contém substâncias que protegem o fígado e facilita a digestão e funcionamento intestinal. É calmante. Protege a mucosa digestiva e cordas vocais.

Mamão: estimula e tonifica o organismo. Protege as mucosas dos intestinos. É uma fruta muito nutritiva, apresentando vitaminas A, C e do complexo B. Possui também sais minerais, tais como: ferro, cálcio e fósforo. Este fruto possui também a papaína, uma enzima que auxilia na digestão dos alimentos e absorção de nutrientes pelo organismo.

Manga: tem grande teor de beta caroteno, o que lhe confere propriedades antioxidante. É um ótimo regenerador do sangue. Excelente para pessoas com tipo sanguíneo “O”. O principal valor da manga está em seu alto teor vitamínico, principalmente de vitaminas A e C, variando, no caso da C, conforme a qualidade da manga. A rosa, por exemplo, é a que possui o percentual mais elevado. A vitamina “A”, que combate os radicais livres . Além das vitaminas A e C, a manga possui as vitaminas B1, B2 e B5. Contém ainda fósforo, cálcio, ferro, proteínas, gorduras e hidratos de carbono. Seu uso é recomendado em casos de bronquite e escorbuto, sendo depurativa do sangue. 

Maracujá: tem propriedades anti-sépticas e reforça o sistema imunológico, estimula a digestão e pode ser utilizado como calmante natural, é uma fruta ácida, portanto não indicada para quem tem problemas de acidez estomacal, gastrites. 

Melão é rico em potássio, indicado para cardíacos que fazem uso de diuréticos, para pessoas com problemas de fígado, hepatite, cirrose, renais, gota, artrite. É fortificante, diurético, anticoagulante (afina o sangue), bom nos casos de menopausa, ativa a circulação. 

Melancia: têm propriedades diuréticas, auxiliando o funcionamento dos rins. Só que a melancia é contra indicada para quem tem pressão alta. 

Morango: rico em vitamina AB,C, fósforo, ferro, ajuda na digestão, laxante, depurativo do fígado, auxilia na circulação sanguínea, excelente para anemia, estimula todas as funções do metabolismo. Tem propriedades adstringentes e diuréticas. Excelente para pessoas propensas a anemia. Aumenta a resistência do organismo, está incluído junto a amoreira, e a framboesa como frutas anticancerígenas. 

Pêssego: ajuda a tratar desde inflamação dos rins, erupções da pele, intestino preguiçoso e ácido úrico e doenças do coração. Rico em complexo B. 

Tangerina: os bagos são repletos de suco rico em ferro e vitaminas A, B1, B2 e C. A tangerina ajuda a tratar a febre, elimina toxinas, gripes, ácido úrico, retenção de líquidos, tensão nervosa, cansaço e excelente para problema de constipação intestinal.

Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta Especialista pela Universidade Federal de Pernambuco
Pesquisadora com Terapia Floral - Mestre em Reiki
Aromaterapeuta - Coordenadora das Práticas Integrativas e Complementares da Associação Brasileira de Alzheimer ABRAz– Regional Pernambuco gestão 2008-2011
Terapeuta Floral Voluntária da Oncologia do Hospital das Clínicas da UFPE
Cursos e Palestras - Atendimento em Recife - PE
E-mail rosangela.bittar@globo.com, rosangela.bittar@gmail.com
Contato: (81)8843-0584 e 8130-5882 Skype: rosangelaflorais
http://praticascomplementaresasaude.blogspot.com/
http://terapiafloralqualidadedevida.blogspot.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG

Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame.
Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta.

Alimentos constipantes indicados na diarréia: Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena, farinha de a…

Dicas Nutricionais para Ganho de Peso em Crianças

O baixo peso apresenta risco de desenvolvimento insatisfatório, o seu crescimento e o processo de aprendizagem podem ficar prejudicados, temporariamente ou definitivamente, vai depender da gravidade e do período em que a criança permanecer com peso baixo. Por isso, é importante buscar alternativas que recuperem o estado nutricional da criança o mais rápido possível:
* Separe a refeição em um prato individual para se ter certeza do quanto à criança está realmente ingerindo; * Esteja presente junto às refeições mesmo que a criança já coma sozinha, você poderá ajudá-la se necessário; * Não apresse a criança, é necessário ter paciência e bom humor; * Alimente a criança tão logo ela demonstre fome. Se a criança esperar muito ela perde o apetite; * Não force a criança a comer, isso aumenta o estresse e diminui ainda mais o apetite. As refeições devem ser tranqüilas e felizes; * Acrescente Azeite de Oliva Extra Virgem nas refeições para aumentar o valor calórico da dieta: para crianças menores de …

Orientações Nutricionais para uma Vida Saudável

1-Mastigue bem os alimentos, comendo devagar para facilitar a digestão e saborear os alimentos;

2-Procure fazer as refeições em lugar tranqüilo, evitando outro tipo de atividade enquanto se alimenta, como por exemplo, assistir TV;

3-Fazer em torno de 5 a 6 refeições diárias, evitando longos períodos de jejum (ficar mais do que 4 horas sem se alimentar);

4-Ingerir em torno de 3 litros de líquidos durante o dia, água, sucos, chás, pois auxilia no funcionamento do intestino, transporte dos nutrientes e excreção das substâncias tóxicas;

5-Evite a ingestão de líquidos durante as refeições, pois dificulta a digestão, absorção e utilização dos nutrientes, o ideal é ingerir líquidos 30 min. antes ou 1 hora depois das grandes refeições (almoço e jantar);

6-Dar preferência para as preparações com menor teor de gorduras evitando assim o consumo de toucinho, bacon, torresmo, banha, margarina, manteiga e maionese. Veja a receita da Maionese de Soja, bem mais saudável!

7-Não reutilize o óleo de fritura, …