Pular para o conteúdo principal

Alimentação da gestante e aleitamento materno: mitos e verdades


Dra Ana Cláudia Silva – Nutricionista MG


A gestação promove mudanças desde a forma e o funcionamento do corpo até os sentimentos. Porém cada alteração tem a sua razão: adaptar o corpo da futura mãe, favorecer o crescimento do bebê e preparar a mulher para o parto e a amamentação.

Uma alimentação saudável pode facilitar a vivência de todas essas mudanças.

Confira abaixo alguns mitos e verdades sobre a alimentação da gestante e o aleitamento materno:

Quando estou grávida tenho que “comer por dois”?

Toda gestante deve ter atenção especial com sua alimentação। É recomendado consumir grãos e cereais integrais, verduras, frutas, carnes, leite e derivados; como recomendado na Pirâmide dos Alimentos. Porém não é necessário “comer por dois”, devemos lembrar que o ganho de peso excessivo na gestação pode favorecer o surgimento de complicações como diabetes e hipertensão.


É proibido consumir produtos diet durante a gravidez?

O consumo de produtos diet e adoçantes artificiais é recomendado para os casos de gestantes diabéticas। Se a intenção de utilizar esses produtos for o controle de peso é preferível uma reeducação alimentar focada principalmente no uso moderado de açúcares e doces. Boa opção para a vida toda!


Se a grávida tem muita azia, é porque o bebê vai ser cabeludo?

Esse é um dos mitos que são passados de geração em geração. A azia ou queimação pode ser provocada pela pressão do útero aumentado contra o estômago e também por ação hormonal; não há relação com a quantidade de cabelo do bebê. Uma forma de amenizar o problema é realizar refeições frequentes e em pequenas quantidades.

Comer biscoito água e sal pode aliviar o enjôo?

O biscoito água e sal pode auxiliar no controle de enjôos, há gestantes que os consomem antes de levantar da cama com relato de melhora dos sintomas. Se este for o seu caso, prefira as opções integrais e com menor teor de gorduras. É importante lembrar que cada gestante possui preferências e intolerâncias, portanto observar a alimentação, realizar as refeições em um ambiente tranquilo e contar com a ajuda de um nutricionista pode auxiliar no controle do enjôo.

Os exercícios físicos durante a gravidez podem fazer mal?

Desde que a prática seja orientada por um profissional e respeite os limites da gestante os exercícios físicos só fazem bem! Podem contribuir para controle do ganho de peso, melhora do condicionamento físico, da postura e até mesmo do humor।


Comer bastante canja e canjica, e beber cerveja escura faz a mulher produzir mais leite?

A produção de leite é estimulada principalmente pela ato da amamentação. Ao sugar o peito o bebê contribui para que cada vez mais leite seja produzido. Cuidados já realizados durante a gravidez como alimentação saudável e consumo adequado de água, devem ser mantidos. Além dos benefícios já conhecidos para o bebê, a amamentação contribui para a mãe retornar ao peso ideal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas