Natal: tempo de presentear a sua saúde!


Dra Ana Cláudia Silva – Nutricionista MG

Talvez essa seja a época mais esperada do ano. Reencontro com família e amigos, troca de presentes, bons sentimentos, e as delícias da Ceia de Natal! Mas, esse ano proponho um presente diferente: cuidados com a sua saúde!

Porque não aproveitar os dias de folga de dezembro e as festas de fim de ano para começar a praticar um exercício? Ou então para rever a alimentação? Mesmo para quem já segue um programa de reeducação nutricional, esse momento pode ser uma oportunidade para seguir firme na busca do objetivo de ter melhor qualidade de vida.

Se a variedade de alimentos da Ceia de Natal lhe deixar inseguro para fazer as escolhas mais saudáveis, as orientações abaixo podem lhe ajudar:

· Reduzir o tamanho das porções pode ser uma alternativa para não se privar dos alimentos tipicamente natalinos.

· Ter atenção especial ao modo de preparo dos alimentos também é uma boa opção. Utilizar pouco óleo para preparar os alimentos, preferir opções assadas e investir em saladas cruas e frutas sem caldas.

· No preparo da farofa e demais recheios para carnes, evite embutidos como linguiça e presunto. Doses extras de sódio e gordura serão evitadas.

· As carnes como peru, chester, tender, lombo e pernil podem ser regadas com suco de laranja com ervas enquanto são assadas. Dessa forma, ficam suculentas e podemos dispensar a manteiga e o bacon da cobertura dos assados.

· As frutas secas e castanhas podem ser consumidas, porém com moderação. Em excesso podem contribuir para aumentar o valor calórico da refeição.

· Prefira sucos naturais que não necessitem de açúcar extra. Bebidas alcoólicas são geralmente calóricas, portanto, dê atenção a quantidade.

Lembre-se que a satisfação do Natal é o encontro com as pessoas que amamos! E a alimentação equilibrada só fortalece esse momento!

1 comentários:

Gordinha de Dieta disse...

eu sou nova na blogosfera e fiz uma lista dos projetos para 2012 e criar um blog pra mostrar minha luta contra a balança está entre meus planos que por sinal já fora realizado, preciso da ajuda de vcs pra alcaçar exito nessa batalha, vc poderia me ajudar??

bjo e feliz natal

25/12/11

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO