Pular para o conteúdo principal

Natal: tempo de presentear a sua saúde!


Dra Ana Cláudia Silva – Nutricionista MG

Talvez essa seja a época mais esperada do ano. Reencontro com família e amigos, troca de presentes, bons sentimentos, e as delícias da Ceia de Natal! Mas, esse ano proponho um presente diferente: cuidados com a sua saúde!

Porque não aproveitar os dias de folga de dezembro e as festas de fim de ano para começar a praticar um exercício? Ou então para rever a alimentação? Mesmo para quem já segue um programa de reeducação nutricional, esse momento pode ser uma oportunidade para seguir firme na busca do objetivo de ter melhor qualidade de vida.

Se a variedade de alimentos da Ceia de Natal lhe deixar inseguro para fazer as escolhas mais saudáveis, as orientações abaixo podem lhe ajudar:

· Reduzir o tamanho das porções pode ser uma alternativa para não se privar dos alimentos tipicamente natalinos.

· Ter atenção especial ao modo de preparo dos alimentos também é uma boa opção. Utilizar pouco óleo para preparar os alimentos, preferir opções assadas e investir em saladas cruas e frutas sem caldas.

· No preparo da farofa e demais recheios para carnes, evite embutidos como linguiça e presunto. Doses extras de sódio e gordura serão evitadas.

· As carnes como peru, chester, tender, lombo e pernil podem ser regadas com suco de laranja com ervas enquanto são assadas. Dessa forma, ficam suculentas e podemos dispensar a manteiga e o bacon da cobertura dos assados.

· As frutas secas e castanhas podem ser consumidas, porém com moderação. Em excesso podem contribuir para aumentar o valor calórico da refeição.

· Prefira sucos naturais que não necessitem de açúcar extra. Bebidas alcoólicas são geralmente calóricas, portanto, dê atenção a quantidade.

Lembre-se que a satisfação do Natal é o encontro com as pessoas que amamos! E a alimentação equilibrada só fortalece esse momento!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita leve: Salada de Kani com alface, palmito, cottage e croutons

Dra Fernanda Molina Tosi - Nutricionista MS Ingredientes: Alface americana (crua) - 80g ou 1 prato mesa Palmito (conserva) - 400g ou 4 unidades médias Tomate cereja - 60g ou 6 unidades pequenas Kanikama - 180g ou 12 unidades pequenas Maçã verde - 232g ou 2 unidades pequenas Queijo cottage - 57,5g ou 2 colheres de sopa Salsinha (crua) - 16,9g ou 1 colher de sopa Croutons integrais - 62,5g ou 1 xícara de chá Azeitona verde (conserva) - 9,6g ou 4 unidades Limão (suco para temperar) - 10ml ou 1 colher de sopa Azeite de oliva (extravirgem) - 30ml ou 3 colheres de sopa Sal refinado - 6g ou 1 colher de chá Modo de preparo: Desfie o kanikama. Corte as maçãs em cubos, os palmitos em rodelas, os tomates cerejas ao meio e pique as azeitonas. Em uma tigela, misture todos os ingredientes e tempere com o suco de limão e reserve. Arrume as folhas de alface em uma travessa. Por cima, coloque a mistura do palmito e distribua sobre esse queijo cottage. Acrescente a salsinha, sa...

Dicas Nutricionais para Ganho de Peso em Crianças

O baixo peso apresenta risco de desenvolvimento insatisfatório, o seu crescimento e o processo de aprendizagem podem ficar prejudicados, temporariamente ou definitivamente, vai depender da gravidade e do período em que a criança permanecer com peso baixo. Por isso, é importante buscar alternativas que recuperem o estado nutricional da criança o mais rápido possível: * Separe a refeição em um prato individual para se ter certeza do quanto à criança está realmente ingerindo; * Esteja presente junto às refeições mesmo que a criança já coma sozinha, você poderá ajudá-la se necessário; * Não apresse a criança, é necessário ter paciência e bom humor; * Alimente a criança tão logo ela demonstre fome. Se a criança esperar muito ela perde o apetite; * Não force a criança a comer, isso aumenta o estresse e diminui ainda mais o apetite. As refeições devem ser tranqüilas e felizes; * Acrescente Azeite de Oliva Extra Virgem nas refeições para aumentar o valor calórico da dieta:...

Caloria dos Pães