Pular para o conteúdo principal

Alimentos Funcionais


Por Dra. Viviane Souza Silva - Nutricionista SP

Alimentos funcionais são aqueles que produzem efeitos benéficos para a saúde e funcionamento do organismo através da atuação de um ou mais nutrientes.

Suas propriedades funcionais relacionadas à saúde podem ser provenientes de constituintes normais desses alimentos como no caso das fibras e dos antioxidantes, presentes em frutas, verduras, legumes e cereais integrais. O consumo destes alimentos deve ser regular a fim de que seus benefícios sejam alcançados. Outra dica é substituir em parte o consumo de carne bovina, embutidos e outros produtos à base deste por peixes ricos em ômega 3.
Entretanto deve-se levar em consideração, que a capacidade desses alimentos de influenciar a saúde humana depende também de vários outros fatores, como interações com outros componentes da dieta, da biodisponibilidade e da quantidade consumida, do estado físico, fatores comportamental e genética do indivíduo.
Esses alimentos somente funcionam quando fazem parte de uma dieta equilibrada, balanceada.
Exemplo de alguns alimentos funcionais:
Betacaroteno: ajuda a diminuir o risco de câncer. Quando ingerimos gorduras e proteínas, o betacaroteno se converte em vitamina A, protegendo as células do envelhecimento. Pode se encontrar na abóbora, cenoura, mamão, manga, espinafre, couve.
Isoflavonas: alivia os sintomas da menopausa. Por ter uma estrutura química parecida com a do estrógeno (hormônio feminino), alivia os efeitos de calor e cansaço da menopausa e da tensão pré-menstrual. São encontrados na soja e seus derivados.
Licopeno: está relacionado à redução do risco de câncer de próstata. No organismo age reparando ou evitando os danos dos radicais livres que alteram o DNA das células e desencadeiam o câncer. Pode ser encontrado no tomate e seus derivados, além de beterraba e pimentão.
Probióticos: são microorganismos vivos que ajudam no equilíbrio da flora intestinal. Impedem que bactérias e outros microrganismos patogênicos se proliferem no intestino. São encontrados em iogurtes e leite fermentado
Omega 3: Reduz o risco de doenças cardiovasculares. Age na redução dos níveis de triglicerídeos e do colesterol total do sangue. Pode se encontrar: peixes de água fria, como salmão e truta, sardinha, óleo de peixes, linhaça entre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Receitas com Amaranto

Por Giuliana Esteves Biscoito de Amaranto Ingredientes 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto 90g de manteiga sem sal 60g de açúcar mascavo 90g de açúcar refinado 1 ovo fresco 1 colher (café) de fermento em pó (químico) 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de leite 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional) Modo de Preparo Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espal