Pular para o conteúdo principal

Dia do Cacau 26 de Março

Por Deise Barcellos deisedbarcellos@yahoo.com.br 

Dia 26 de março é o Dia do Cacau, veja o que o Nutricionista informa para você
 


Nome científico: Theobroma cacao
 


É nativo do méxico e da região amazônica, desde o rio Amazonas até o rio Orinoco.
Quando os espanhóis chegaram na América, os Astecas e os Incas tinham seu Quatzalgault, deus da agricultura. Acreditavam ser este o responsável pelos ensinamentos do plantio e uso do cacau.
No Brasil, os índios preparavam uma bebida fermentada com o cacau. Em 1746, foi introduzido no Brasil, especificamente na Bahia, Maranhão e Pernambuco, onde os “coronéis” proprietários de ricas e enormes fazendas aproveitavam a mão-de-obra barata dos escravos e ex-escravos (após a libertação) para tornarem-se suficientes na produção e comercialização. O cacau tornou-se moeda e símbolo de riqueza, poder e estatus. Foi alvo de contrabando e pirataria dos navegantes holandeses. Foram os espanhóis, no séc. XVII, que conseguiram o monopólio sobre a produção e comercialização do cacau.
Hoje o Brasil é um dos maiores produtores dos belíssimos e deliciosos frutos do cacaueiro, principalmente Ilhéus e Itabuna.
O cacau está presente no dia-dia de todos pelas geléias, refrescos, sucos, vinhos, vinagres, álcool, xarope de capilé, além do pó de cacau e diversos tipos de chocolates em barras, que são produzidos pelas indústrias. Quem é que rejeita uma barra de chocolate? Ninguém!
A matéria prima do chocolate é a semente do cacau. Combinando o leite com açúcar, gordura vegetal, glicose, sal, estabilizantes de ácidos graxos, conservantes, etc., se obtém o chocolate. Percebe-se então que o chocolate não é a mesma coisa que cacau.
O cacau é rico em vitaminas do complexo B, que ajudam a manter a saúde dos nervos, a tonicidade muscular do aparelho gastrointestinal e atuam em casos de depressão.
Sais minerais: fósforo (necessário para o cérebro, formação dos ossos e dentes e contração dos músculos cardíacos), ferro (que ajuda na produção de hemoglobina e oxigenação das hemácias), cálcio, além de proteínas. Contém três tipos de açúcares:

frutose, glicose e sacarose. É rico em fibras que ajuda a evitar a prisão-de-ventre.

Suco energizante e vitalizante
Bater no liquidificador 100 gramas de polpa de cacau, uma colher (chá) de guaraná em pó e um copo de água, se quiser pode adoçar com mel. Ingerir pela manhã. Inutilize as sobras.
Composição nutricional do cacau:
Quantidade
Energia(kcal)
Prot(g)
Carb(g)
Lip(g)
Fibra(g)
Cálcio(mg)
Ferro(mg)
Potássio(mg)
Sódio(mg)
Zinco(mg)
Fósforo(mg)
Vit.C(mg)
100g
74
1,0
19,4
0,1
2,2
12,0
0,3
72,0
1,0
0,6
9,0
13,6
Referências:
CLAUDINO, H. As 50 frutas e seus benefícios medicinais. São Paulo: Elevação, 2007.
FRANCO, L.L. As incríveis 50 frutas com poderes medicinais. Curitiba: Ed. do Autor, 2001.
NEPA – UNICAMP. Tabela brasileira de composição de alimentos. Campinas, SP: NEPA – UNICAMP, 2006. 133 p.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG

Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame.
Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta.

Alimentos constipantes indicados na diarréia: Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena, farinha de a…

Dicas Nutricionais para Ganho de Peso em Crianças

O baixo peso apresenta risco de desenvolvimento insatisfatório, o seu crescimento e o processo de aprendizagem podem ficar prejudicados, temporariamente ou definitivamente, vai depender da gravidade e do período em que a criança permanecer com peso baixo. Por isso, é importante buscar alternativas que recuperem o estado nutricional da criança o mais rápido possível:
* Separe a refeição em um prato individual para se ter certeza do quanto à criança está realmente ingerindo; * Esteja presente junto às refeições mesmo que a criança já coma sozinha, você poderá ajudá-la se necessário; * Não apresse a criança, é necessário ter paciência e bom humor; * Alimente a criança tão logo ela demonstre fome. Se a criança esperar muito ela perde o apetite; * Não force a criança a comer, isso aumenta o estresse e diminui ainda mais o apetite. As refeições devem ser tranqüilas e felizes; * Acrescente Azeite de Oliva Extra Virgem nas refeições para aumentar o valor calórico da dieta: para crianças menores de …

Orientações Nutricionais para uma Vida Saudável

1-Mastigue bem os alimentos, comendo devagar para facilitar a digestão e saborear os alimentos;

2-Procure fazer as refeições em lugar tranqüilo, evitando outro tipo de atividade enquanto se alimenta, como por exemplo, assistir TV;

3-Fazer em torno de 5 a 6 refeições diárias, evitando longos períodos de jejum (ficar mais do que 4 horas sem se alimentar);

4-Ingerir em torno de 3 litros de líquidos durante o dia, água, sucos, chás, pois auxilia no funcionamento do intestino, transporte dos nutrientes e excreção das substâncias tóxicas;

5-Evite a ingestão de líquidos durante as refeições, pois dificulta a digestão, absorção e utilização dos nutrientes, o ideal é ingerir líquidos 30 min. antes ou 1 hora depois das grandes refeições (almoço e jantar);

6-Dar preferência para as preparações com menor teor de gorduras evitando assim o consumo de toucinho, bacon, torresmo, banha, margarina, manteiga e maionese. Veja a receita da Maionese de Soja, bem mais saudável!

7-Não reutilize o óleo de fritura, …