Dia do Cacau 26 de Março

Por Deise Barcellos deisedbarcellos@yahoo.com.br 

Dia 26 de março é o Dia do Cacau, veja o que o Nutricionista informa para você
 


Nome científico: Theobroma cacao
 


É nativo do méxico e da região amazônica, desde o rio Amazonas até o rio Orinoco.
Quando os espanhóis chegaram na América, os Astecas e os Incas tinham seu Quatzalgault, deus da agricultura. Acreditavam ser este o responsável pelos ensinamentos do plantio e uso do cacau.
No Brasil, os índios preparavam uma bebida fermentada com o cacau. Em 1746, foi introduzido no Brasil, especificamente na Bahia, Maranhão e Pernambuco, onde os “coronéis” proprietários de ricas e enormes fazendas aproveitavam a mão-de-obra barata dos escravos e ex-escravos (após a libertação) para tornarem-se suficientes na produção e comercialização. O cacau tornou-se moeda e símbolo de riqueza, poder e estatus. Foi alvo de contrabando e pirataria dos navegantes holandeses. Foram os espanhóis, no séc. XVII, que conseguiram o monopólio sobre a produção e comercialização do cacau.
Hoje o Brasil é um dos maiores produtores dos belíssimos e deliciosos frutos do cacaueiro, principalmente Ilhéus e Itabuna.
O cacau está presente no dia-dia de todos pelas geléias, refrescos, sucos, vinhos, vinagres, álcool, xarope de capilé, além do pó de cacau e diversos tipos de chocolates em barras, que são produzidos pelas indústrias. Quem é que rejeita uma barra de chocolate? Ninguém!
A matéria prima do chocolate é a semente do cacau. Combinando o leite com açúcar, gordura vegetal, glicose, sal, estabilizantes de ácidos graxos, conservantes, etc., se obtém o chocolate. Percebe-se então que o chocolate não é a mesma coisa que cacau.
O cacau é rico em vitaminas do complexo B, que ajudam a manter a saúde dos nervos, a tonicidade muscular do aparelho gastrointestinal e atuam em casos de depressão.
Sais minerais: fósforo (necessário para o cérebro, formação dos ossos e dentes e contração dos músculos cardíacos), ferro (que ajuda na produção de hemoglobina e oxigenação das hemácias), cálcio, além de proteínas. Contém três tipos de açúcares:

frutose, glicose e sacarose. É rico em fibras que ajuda a evitar a prisão-de-ventre.

Suco energizante e vitalizante
Bater no liquidificador 100 gramas de polpa de cacau, uma colher (chá) de guaraná em pó e um copo de água, se quiser pode adoçar com mel. Ingerir pela manhã. Inutilize as sobras.
Composição nutricional do cacau:
Quantidade
Energia(kcal)
Prot(g)
Carb(g)
Lip(g)
Fibra(g)
Cálcio(mg)
Ferro(mg)
Potássio(mg)
Sódio(mg)
Zinco(mg)
Fósforo(mg)
Vit.C(mg)
100g
74
1,0
19,4
0,1
2,2
12,0
0,3
72,0
1,0
0,6
9,0
13,6
Referências:
CLAUDINO, H. As 50 frutas e seus benefícios medicinais. São Paulo: Elevação, 2007.
FRANCO, L.L. As incríveis 50 frutas com poderes medicinais. Curitiba: Ed. do Autor, 2001.
NEPA – UNICAMP. Tabela brasileira de composição de alimentos. Campinas, SP: NEPA – UNICAMP, 2006. 133 p.

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO