Pular para o conteúdo principal

Dicas para uma Boa Digestão



imagem: http://www.dicasgratisbrasil.com

1- Tudo começa com uma boa mastigação, além de auxiliar na digestão, a mastigação contribui para o emagrecimento, pois aciona o centro da saciedade.

2- Procure sentar à mesa para fazer suas refeições, assim você presta mais atenção na mastigação e come com mais tranqüilidade e sem exageros.

3- Evite alimentos muito ácidos, picantes ou salgados, evitando a agressão a mucosa do estômago.

4- Aumente o consumo de alimentos integrais, contêm mais nutrientes, dando maior disposição! Use arroz, pães, biscoitos, torradas integrais.

5- Alimente de 4 em 4 horas, o metabolismo ficará mais ativo e você não irá “descontar” na próxima refeição tendo mais fome.

6- O almoço deverá ser mais completo, já o jantar deve ser mais leve e não ultrapassar das 20hs.

7- Ingestão de líquidos faça 30 minutos antes ou 1 hora depois de grandes refeições (almoço e o jantar).

8- Faça uso de fibras: linhaça, aveia, soja, quinua, gérmen de trigo...

9- Aumente a ingestão de água, em média 2 litros ao dia.

10- Use chás digestivos: camomila, hortelã, erva-doce. Tome 1 xícara 30 minutos antes do almoço e do jantar.

11- Uma boa opção de sobremesa é o uso do abacaxi ou mamão papaia após as refeições, essas frutas contém enzimas digestivas.

12- Inclua mais frutas em seu cardápio, são de fácil digestão.

13- O uso de bebidas alcoólicas leva ao envelhecimento precoce, aumenta o peso e agredi o estômago, evite-as.

14- Faça atividade física regular com acompanhamento profissional.

15- Procure ficar calma, encontre uma atividade que lhe dá prazer, lê um livro, caminhar, yoga...

Até a próxima!


Comentários

Obrigada pela indicação!!
ricardo moura disse…
http://cangussusports.blogspot.com/ VISITA LA QUE TEM MATÉRIA SUA E COM LINK
Ei Ricardo muito obrigada! Tenha um ótimo final de semana. Abraços!

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Receitas com Amaranto

Por Giuliana Esteves Biscoito de Amaranto Ingredientes 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto 90g de manteiga sem sal 60g de açúcar mascavo 90g de açúcar refinado 1 ovo fresco 1 colher (café) de fermento em pó (químico) 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de leite 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional) Modo de Preparo Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espal

Diferença entre alimentos estragados e contaminados

por  Dra. Evelin Ligabue da Silva – Nutricionista RS Ao contrário do que muitos pensam, há uma considerável diferença entre alimentos estragados e alimentos contaminados. Um alimento estragado contém microorganismos deteriorantes. Esses microorganismos alteram as características do alimento, como a cor, odor, sabor e textura, e por isso são rejeitados pelos consumidores. Por outro lado, o alimento contaminado contém microorganismos patogênicos. Neste caso, os alimentos não apresentam alterações nas suas características, e são consumidos sem que se perceba qualquer problema. Aí está o risco, pois os microorganismos patogênicos causam doenças e são grandes responsáveis pelos surtos alimentares. Os sintomas podem variar, mas incluem náuseas, cansaço, dor de cabeça, dor abdominal, vômitos e diarréia. Vejamos alguns exemplos de microorganismos patogênicos: Salmonella sp - podem ser encontradas em ovos e carnes; Staphilococcus aureus - podem ser encontradas em carnes