Pular para o conteúdo principal

Chá Branco


http://dicasreceitasepipooocaaa.blogspot.com

O chá branco possui muitos benefícios ao nosso organismo, tanto em relação à prevenção de doenças como na recuperação e manutenção da saúde. Assim como o chá verde, vermelho e o preto, o chá branco é retirado da planta Camellia sinensis de maneira diferenciada dos demais, ou seja, é uma infusão com folhas jovens desta planta  e que não sofreram efeitos de oxidação (presença do ar), os botões podem estar protegidos da luz solar para evitar a formação de clorofila. O seu preparo é feito através do cozimento das folhas e brotos por um processo de vaporização sem inserir nenhum tipo de fermentação e após este processo então é levado à secagem. Como se percebe, o processamento do chá é bastante simples, o que lhe mantém as propriedades relacionadas à saúde e qualidade de vida, tendo seus efeitos mais visíveis na perda de peso.


O chá branco possui vitamina B, C, K, cafeína, antioxidantes, manganês, potássio e ácido fólico. A partir desses nutrientes, o chá branco pode neutralizar a ação dos radicais livres sobre as células, acelerar o metabolismo, desintoxicar o organismo, queimar gorduras, diminuir o mau colesterol (LDL) e ainda inibir alterações nas células que são as principais causas do câncer.


Este tipo de chá por ser feito apenas com plantas verdes, confere um valor econômico acima das demais espécies de chás, pois como é retirado da planta ainda verde é produzido somente uma vez ao ano.  O chá branco deve ser ingerido logo após a sua imersão em água quente, pois o ar retira as propriedades do mesmo. É importante que seu consumo não seja exagerado, pois o seu alto teor de cafeína, que é um estimulante, pode provocar irritabilidade, e insônia, devendo evitar o consumo freqüente. 


A quantidade de consumo diário recomendada é de uma a duas xícaras.

Além dos benefícios já citados, o chá branco contém propriedades que ultrapassam o chá verde na prevenção do câncer  e maior quantidade de antioxidantes que outros chás. Em experiências feitas por investigadores do Linus Pauling Institute da Universidade do Estado de Oregon, ao testarem as capacidades dos dois tipos de chá em prevenir o desenvolvimento dos pólipos do cólon, o chá branco revelou-se 10% mais eficaz. Entre todos os chás, o branco é o que apresenta maior concentração de polifenóis, entre outros antioxidantes. Essas substâncias ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular.

Por isso aproveite seus benefícios com moderação, sempre aliando a uma alimentação saudável e com o acompanhamento médico ou do(a) nutricionista.



Fontes consultadas: www.brasilescola.com.br e wikipédia 

Comentários

Fabiana Santos disse…
Gostei de saber mais sobre os benefícios do chá branco. Só não sabia que ele era tão bom assim.

Parabéns pelo post.

Abraços...
cristiane disse…
Olá!! Obrigada pelo comentário, pois é, a nutrição sempre em busca de novas descobertas para melhorar a qualidade de vida das pessoas..
Uma ótima semana para vc! Um abraço

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG

Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame.
Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta.

Alimentos constipantes indicados na diarréia: Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena, farinha de a…

Dicas Nutricionais para Ganho de Peso em Crianças

O baixo peso apresenta risco de desenvolvimento insatisfatório, o seu crescimento e o processo de aprendizagem podem ficar prejudicados, temporariamente ou definitivamente, vai depender da gravidade e do período em que a criança permanecer com peso baixo. Por isso, é importante buscar alternativas que recuperem o estado nutricional da criança o mais rápido possível:
* Separe a refeição em um prato individual para se ter certeza do quanto à criança está realmente ingerindo; * Esteja presente junto às refeições mesmo que a criança já coma sozinha, você poderá ajudá-la se necessário; * Não apresse a criança, é necessário ter paciência e bom humor; * Alimente a criança tão logo ela demonstre fome. Se a criança esperar muito ela perde o apetite; * Não force a criança a comer, isso aumenta o estresse e diminui ainda mais o apetite. As refeições devem ser tranqüilas e felizes; * Acrescente Azeite de Oliva Extra Virgem nas refeições para aumentar o valor calórico da dieta: para crianças menores de …

Orientações Nutricionais para uma Vida Saudável

1-Mastigue bem os alimentos, comendo devagar para facilitar a digestão e saborear os alimentos;

2-Procure fazer as refeições em lugar tranqüilo, evitando outro tipo de atividade enquanto se alimenta, como por exemplo, assistir TV;

3-Fazer em torno de 5 a 6 refeições diárias, evitando longos períodos de jejum (ficar mais do que 4 horas sem se alimentar);

4-Ingerir em torno de 3 litros de líquidos durante o dia, água, sucos, chás, pois auxilia no funcionamento do intestino, transporte dos nutrientes e excreção das substâncias tóxicas;

5-Evite a ingestão de líquidos durante as refeições, pois dificulta a digestão, absorção e utilização dos nutrientes, o ideal é ingerir líquidos 30 min. antes ou 1 hora depois das grandes refeições (almoço e jantar);

6-Dar preferência para as preparações com menor teor de gorduras evitando assim o consumo de toucinho, bacon, torresmo, banha, margarina, manteiga e maionese. Veja a receita da Maionese de Soja, bem mais saudável!

7-Não reutilize o óleo de fritura, …