Pular para o conteúdo principal

Chá Branco


http://dicasreceitasepipooocaaa.blogspot.com

O chá branco possui muitos benefícios ao nosso organismo, tanto em relação à prevenção de doenças como na recuperação e manutenção da saúde. Assim como o chá verde, vermelho e o preto, o chá branco é retirado da planta Camellia sinensis de maneira diferenciada dos demais, ou seja, é uma infusão com folhas jovens desta planta  e que não sofreram efeitos de oxidação (presença do ar), os botões podem estar protegidos da luz solar para evitar a formação de clorofila. O seu preparo é feito através do cozimento das folhas e brotos por um processo de vaporização sem inserir nenhum tipo de fermentação e após este processo então é levado à secagem. Como se percebe, o processamento do chá é bastante simples, o que lhe mantém as propriedades relacionadas à saúde e qualidade de vida, tendo seus efeitos mais visíveis na perda de peso.


O chá branco possui vitamina B, C, K, cafeína, antioxidantes, manganês, potássio e ácido fólico. A partir desses nutrientes, o chá branco pode neutralizar a ação dos radicais livres sobre as células, acelerar o metabolismo, desintoxicar o organismo, queimar gorduras, diminuir o mau colesterol (LDL) e ainda inibir alterações nas células que são as principais causas do câncer.


Este tipo de chá por ser feito apenas com plantas verdes, confere um valor econômico acima das demais espécies de chás, pois como é retirado da planta ainda verde é produzido somente uma vez ao ano.  O chá branco deve ser ingerido logo após a sua imersão em água quente, pois o ar retira as propriedades do mesmo. É importante que seu consumo não seja exagerado, pois o seu alto teor de cafeína, que é um estimulante, pode provocar irritabilidade, e insônia, devendo evitar o consumo freqüente. 


A quantidade de consumo diário recomendada é de uma a duas xícaras.

Além dos benefícios já citados, o chá branco contém propriedades que ultrapassam o chá verde na prevenção do câncer  e maior quantidade de antioxidantes que outros chás. Em experiências feitas por investigadores do Linus Pauling Institute da Universidade do Estado de Oregon, ao testarem as capacidades dos dois tipos de chá em prevenir o desenvolvimento dos pólipos do cólon, o chá branco revelou-se 10% mais eficaz. Entre todos os chás, o branco é o que apresenta maior concentração de polifenóis, entre outros antioxidantes. Essas substâncias ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular.

Por isso aproveite seus benefícios com moderação, sempre aliando a uma alimentação saudável e com o acompanhamento médico ou do(a) nutricionista.



Fontes consultadas: www.brasilescola.com.br e wikipédia 

Comentários

Fabiana Santos disse…
Gostei de saber mais sobre os benefícios do chá branco. Só não sabia que ele era tão bom assim.

Parabéns pelo post.

Abraços...
cristiane disse…
Olá!! Obrigada pelo comentário, pois é, a nutrição sempre em busca de novas descobertas para melhorar a qualidade de vida das pessoas..
Uma ótima semana para vc! Um abraço

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas