Pular para o conteúdo principal

Chá Branco


http://dicasreceitasepipooocaaa.blogspot.com

O chá branco possui muitos benefícios ao nosso organismo, tanto em relação à prevenção de doenças como na recuperação e manutenção da saúde. Assim como o chá verde, vermelho e o preto, o chá branco é retirado da planta Camellia sinensis de maneira diferenciada dos demais, ou seja, é uma infusão com folhas jovens desta planta  e que não sofreram efeitos de oxidação (presença do ar), os botões podem estar protegidos da luz solar para evitar a formação de clorofila. O seu preparo é feito através do cozimento das folhas e brotos por um processo de vaporização sem inserir nenhum tipo de fermentação e após este processo então é levado à secagem. Como se percebe, o processamento do chá é bastante simples, o que lhe mantém as propriedades relacionadas à saúde e qualidade de vida, tendo seus efeitos mais visíveis na perda de peso.


O chá branco possui vitamina B, C, K, cafeína, antioxidantes, manganês, potássio e ácido fólico. A partir desses nutrientes, o chá branco pode neutralizar a ação dos radicais livres sobre as células, acelerar o metabolismo, desintoxicar o organismo, queimar gorduras, diminuir o mau colesterol (LDL) e ainda inibir alterações nas células que são as principais causas do câncer.


Este tipo de chá por ser feito apenas com plantas verdes, confere um valor econômico acima das demais espécies de chás, pois como é retirado da planta ainda verde é produzido somente uma vez ao ano.  O chá branco deve ser ingerido logo após a sua imersão em água quente, pois o ar retira as propriedades do mesmo. É importante que seu consumo não seja exagerado, pois o seu alto teor de cafeína, que é um estimulante, pode provocar irritabilidade, e insônia, devendo evitar o consumo freqüente. 


A quantidade de consumo diário recomendada é de uma a duas xícaras.

Além dos benefícios já citados, o chá branco contém propriedades que ultrapassam o chá verde na prevenção do câncer  e maior quantidade de antioxidantes que outros chás. Em experiências feitas por investigadores do Linus Pauling Institute da Universidade do Estado de Oregon, ao testarem as capacidades dos dois tipos de chá em prevenir o desenvolvimento dos pólipos do cólon, o chá branco revelou-se 10% mais eficaz. Entre todos os chás, o branco é o que apresenta maior concentração de polifenóis, entre outros antioxidantes. Essas substâncias ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular.

Por isso aproveite seus benefícios com moderação, sempre aliando a uma alimentação saudável e com o acompanhamento médico ou do(a) nutricionista.



Fontes consultadas: www.brasilescola.com.br e wikipédia 

Comentários

Fabiana Santos disse…
Gostei de saber mais sobre os benefícios do chá branco. Só não sabia que ele era tão bom assim.

Parabéns pelo post.

Abraços...
cristiane disse…
Olá!! Obrigada pelo comentário, pois é, a nutrição sempre em busca de novas descobertas para melhorar a qualidade de vida das pessoas..
Uma ótima semana para vc! Um abraço

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Receitas com Amaranto

Por Giuliana Esteves Biscoito de Amaranto Ingredientes 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto 90g de manteiga sem sal 60g de açúcar mascavo 90g de açúcar refinado 1 ovo fresco 1 colher (café) de fermento em pó (químico) 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de leite 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional) Modo de Preparo Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espal

Diferença entre alimentos estragados e contaminados

por  Dra. Evelin Ligabue da Silva – Nutricionista RS Ao contrário do que muitos pensam, há uma considerável diferença entre alimentos estragados e alimentos contaminados. Um alimento estragado contém microorganismos deteriorantes. Esses microorganismos alteram as características do alimento, como a cor, odor, sabor e textura, e por isso são rejeitados pelos consumidores. Por outro lado, o alimento contaminado contém microorganismos patogênicos. Neste caso, os alimentos não apresentam alterações nas suas características, e são consumidos sem que se perceba qualquer problema. Aí está o risco, pois os microorganismos patogênicos causam doenças e são grandes responsáveis pelos surtos alimentares. Os sintomas podem variar, mas incluem náuseas, cansaço, dor de cabeça, dor abdominal, vômitos e diarréia. Vejamos alguns exemplos de microorganismos patogênicos: Salmonella sp - podem ser encontradas em ovos e carnes; Staphilococcus aureus - podem ser encontradas em carnes