Pular para o conteúdo principal

Receitas de sucos nutritivos para crianças


http://www.dican.com.br

É sabido que durante a infância os hábitos alimentares são formados, é o momento de incluir na alimentação os alimentos que estão relacionados a um bom estado de saúde. Uma das primeiras preparações que devem ser oferecidas às crianças, a partir do sexto mês de vida, em seu aleitamento complementar, são os sucos. Os sucos além de auxiliar em uma boa hidratação fornecem ao organismo variado tipos de vitaminas e minerais essenciais a um bom crescimento e desenvolvimento infantil.

Por isso, segue algumas receitas de sucos nutritivos para crianças:

Suco Suave
Ingredientes:
- 1 pedaço de melão
-  ½ xícara (chá) de água filtrada
- 1 xícara (chá) de laranja-lima espremida
- 1 pêra
Modo de Preparo:
Descasque e corte 1 pedaço de melão e 1 pêra. Bata no liquidificador e reserve. Para fazer o suco de laranja-lima esprema a fruta até completar 1 xícara de chá e acrescente ½ xícara de água filtrada. Misture os dois e sirva em seguida.

Suco Refrescante
Ingredientes:
- ½  maracujá
- 1 colher (chá) de açúcar
- 1 copo (200 ml) de água mineral
- 1 goiaba sem sementes
Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador por 3 minutos. Coe antes de servir.

Suco Fibroso
Ingredientes:
- ½ mamão-papaia
- 1 copo (200 ml) de água mineral
- 5 ameixas secas sem semente
Modo de Preparo:
Um dia antes de fazer o suco, coloque as ameixas na água e guarde-as na geladeira. Na hora do preparo, ponha a mistura de ameixa e água no liquidificador, adicione o papaia e bata por 3 minutos. Sirva sem coar.

Suco Fantasia
Ingredientes:
       - 1 copo (200 ml) de água mineral
       - 1 beterraba média crua ralada
       -  1 tangerina sem sementes
Modo de Preparo:
Lave 1 tangerina média e 1 beterraba média na água corrente. Parta a tangerina ao meio, tire as sementes, esprema-a para tirar o suco (com espremedor de laranja) e despeje no copo do liquidificador. Reserve. Descasque a beterraba, pique-a e coloque no copo do liquidificador. Junte 1/2 xícara (chá) de água filtrada ou mineral. Bata por 1 minuto até ficar homogêneo. Coe a mistura, espremendo bem o bagaço, para tirar o máximo de líquido. Se a criança aceitar, ofereça sem coar. Sirva em seguida.

Suco Alaranjado
Ingredientes:
       - 1 copo (200 ml) de água mineral
       - 1 colher (chá) de açúcar
       -  ½ cenoura crua ralada
       - 12 acerolas      
Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador por 3 minutos. Coe antes de servir.

Suco Arco-Íris
Ingredientes:
       - ½ folha de couve sem talo
       -  ½ xícara (chá) de água filtrada ou mineral
       - 1 colher (chá) de açúcar
       - 5 morangos
       - 1 laranja     
Modo de Preparo:
Esprema uma laranja e coloque o suco no liquidificador com 5 morangos, 1/2 folha de couve sem talo, 1/2 xícara de água filtrada ou mineral e 1 colher (chá) de açúcar. Bata até ficar homogêneo. Sirva em seguida, sem coar.


Comentários

Daniela Sousa disse…
Por que água mineral??
Parece-me que em apenas uma das receitas de sucos foi citada a água filtrada. Pois bem, dêem preferência a água filtrada e/ou fervida, pois a água mineral nem sempre está isenta de microrganismo. No entanto, as dicas são ótimas.
Abraços!
Olá Daniela! Seu comentário é bastante pertinente. Obrigada pela consideração.
Unknown disse…
Ótimas dicas de sucos já que o calor chegou com tudo!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Receitas com Amaranto

Por Giuliana Esteves Biscoito de Amaranto Ingredientes 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto 90g de manteiga sem sal 60g de açúcar mascavo 90g de açúcar refinado 1 ovo fresco 1 colher (café) de fermento em pó (químico) 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de leite 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional) Modo de Preparo Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espal

Diferença entre alimentos estragados e contaminados

por  Dra. Evelin Ligabue da Silva – Nutricionista RS Ao contrário do que muitos pensam, há uma considerável diferença entre alimentos estragados e alimentos contaminados. Um alimento estragado contém microorganismos deteriorantes. Esses microorganismos alteram as características do alimento, como a cor, odor, sabor e textura, e por isso são rejeitados pelos consumidores. Por outro lado, o alimento contaminado contém microorganismos patogênicos. Neste caso, os alimentos não apresentam alterações nas suas características, e são consumidos sem que se perceba qualquer problema. Aí está o risco, pois os microorganismos patogênicos causam doenças e são grandes responsáveis pelos surtos alimentares. Os sintomas podem variar, mas incluem náuseas, cansaço, dor de cabeça, dor abdominal, vômitos e diarréia. Vejamos alguns exemplos de microorganismos patogênicos: Salmonella sp - podem ser encontradas em ovos e carnes; Staphilococcus aureus - podem ser encontradas em carnes